Marc Ribot relança o XJazz e abre o verão nas Aldeias do Xisto

O XJazz – Encontros do Jazz das Aldeias do Xisto, retoma a sua programação com mais um nome incontornável do jazz internacional: Marc Ribot, dia 2 de julho, na Aldeia das Dez, em Oliveira do Hospital. O enigmático guitarrista lançou seis discos de guitarra solo. As suas performances são eventos imprevisíveis que podem ser baseados na música contida nestes álbuns, mas que não raras vezes são baseados na improvisação, ou em temas que lhe são segredados por extraterrestres. Uma coisa é certa, valerá a pena reservar o serão para assistir a este espetáculo.

VÉRTICE TRIO

O XJazz continua no fim de semana seguinte, no dia 8 de julho, com o espetáculo do Vértice Trio, em Janeiro de Cima, concelho do Fundão. Miguel Calhaz (contrabaixo), Mauro Ribeiro (guitarra) e Alexandre Coelho (bateria) lançam, aqui, o seu disco de estreia, intitulado “A Longa Marcha”, que contém temas escritos pelos três elementos do grupo.

PEDRO & MEL

Integrado na programação do evento “De Mestres e Chefes”, Pedro & Mel apresentam-se na Cerdeira, Lousã, a 16 de julho. Brasileiros radicados em Portugal, conheceram-se a cantar e a tocar pelas ruas da baixa de Coimbra. Recentemente lançaram o seu primeiro videoclipe da música “Olhos de Cobra”, single de estreia do seu primeiro disco de originais, gravado no estúdio da Blue House e que conta com arranjos de Sérgio Costa (Belle Chase Hotel, Quarteto Tati).

AMÉLIA MUGE

Já a 30 de julho, a propósito da inauguração da Loja Aldeias do Xisto de Sobral de São Miguel, concelho da Covilhã, é a vez de Amélia Muge tomar conta do palco. Reconhecida cantora e criadora eclética, viaja até às raízes da música tradicional, passando pelos desafios de fusão multicultural e pelas linguagens mais contemporâneas. O CD “Amélias”, que servirá de base a este concerto, surge na continuidade deste “canto com vozes dela própria”, inspirado sobretudo na riqueza do canto feminino em grupo, muito dele à capela, trazendo memórias sonoras dessa expressão vocal tradicional, numa leitura mais contemporânea, sem, no entanto, lhe retirar a raiz comum, revisitando também outras e novas abordagens.

O talento volta, assim, a manifestar-se em cenários únicos e, muitas vezes, inusitados, perante plateias que prometem ser generosas nos aplausos e na hospitalidade. Como é já habitual, a programação do XJazz é meticulosa e materializa de forma perfeita aquele que, desde 2012, é o propósito deste ciclo: levar os artistas a imergirem na realidade das aldeias, em comunhão com as comunidades locais, cruzando a identidade cultural, as paisagens e as artes sonoras.

VERÃO NA REGIÃO

Os espetáculos que integram o XJazz 2022 são apenas alguns dos motivos para nos visitar. Há muito mais para ver e fazer. O festival de danças do mundo Raiz d’Aldeia, em Janeiro de Cima, a iniciativa De Mestres e Chefs, na Cerdeira, os concertos de fado ou as caminhadas e ateliers na Serra da Lousã são mais algumas das atividades que o esperam.

Ao longo do verão, a Histérico – Associação de Artes vai andar pelas ruas das nossas aldeias. Entre residências artísticas e espetáculos, a animação e comunhão com as comunidades está garantida.

Na área desportiva, destaque para o Colcurinho Sky Race, a decorrer em Aldeia das Dez, a 17 de julho.

Porque queremos estar perto de todos quantos nos visitam, inauguramos, a 30 de julho, uma nova Loja Aldeias do Xisto em Sobral de São Miguel, no concelho da Covilhã. Aqui, poderá obter informação detalhada sobre as Aldeias do Xisto, assim como adquirir alguns dos produtos mais icónicos e característicos desta região. Consulte a agenda completa em aldeiasdoxisto.pt e planeie toda a sua estadia em bookinxisto.com.

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin