Por Rodrigo Araújo
Promover a interação entre empresas, instituições de ensino e pesquisa do Estado do Amazonas e da Região Centro de Portugal. Esse é o ponto central da Carta de Intenções assinada nesta quinta-feira (02/11), pelo coordenador-geral do Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (NURIAM/ALEAM), deputado estadual João Luiz Almeida da Silva, e pela presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno Vieira de Campos Costa.
A assinatura aconteceu na sede da CCDRC, na cidade de Coimbra, em Portugal, e contou com a presença de representantes da Frente Parlamentar de Relações Exteriores da Câmara Municipal de Manaus, vereadores João Carlos Mello e Marcelo Serafim, e de entidades da indústria das cidades de Leiria e Aveiro.

Para o presidente do NURIAM/ALEAM, deputado estadual João Luiz Almeida da Silva, com a assinatura do documento, abre-se a possibilidade de futuros acordos para fortaler as relações entre o Amazonas e a Região Centro de Portugal. “Trata-se de uma região muito importante de Portugal, com uma grande variedade de produtos e serviços. A Carta de Intenções é um passo importante para essa parceria bilateral”, comentou.
Na opinião da presidente da CCDRC, a união entre as duas regiões é muito salutar porque significa uma boa oportunidade de desenvolvimento de novos projetos. “Entendo que pode-se construir muito com essas ligações entre os dois países, desde que se construam condições para que esses intercâmbios consigam se concretizar. A Região Centro precisa muito e apoia novos investimentos e novos projetos”, disse Isabel Damasceno Vieira de Campos Costa.
A anfitriã também destacou a facilidade para a execução de futuros projetos entre o Amazonas e Portugal. “Sabemos que, quando se trata de Brasil, todos os projetos são mais facilitados sua execução do que de outros países. Isso por causa de nossas afinidades, como a cultura e a proximidade que existe entre nossos povos”, completou.
A Carta de Intenções visa a promoção de cooperação econômica, empresarial, acadêmica, científica e tecnológica entre as duas regiões. Dentro desse escopo, destacam-se a cooperação científica e tecnológica nas áreas do Meio Ambiente, Biotecnologia, Cidades Inteligentes, Cooperação Territorial, Comércio e Serviços, Empreendedorismo, Indústria, Inovação e Competitividade, Saúde e Turismo.
Na área econômica, o documento prevê a criação de projetos empresariais conjuntos que possibilitem o acesso direto ao mercado europeu e a grande parte do mercado da América do Sul.

O presidente da Frente Parlamentar de Relações Exteriores da Câmara Municipal de Manaus, vereador João Carlos Mello a importância dessas parcerias é gigante, uma vez que Portugal é uma entrada para o mercado europeu e é um país que fala a nossa língua, o que facilita bastante. “Vejo aqui o interesse das duas regiões em exportar tecnologia para soluções em ambos os países. A assinatura da Carta de Intensões é um sinal profundo de grande responsabilidade e muito respeito”, avaliou.
O vereador Marcelo Serafim também ressaltou a importância do encontro. “Conversamos com pessoas que representam entidade importantes das áreas da indústria e comércio de grandes cidades portuguesas como Aveiro e Leiria. Já estamos trabalhando para essa integração para que, em breve, hajam reuniões com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Amazonas para que os dois países possam fortalecer essa parceria tão importante que precisa ser intensificada. O Amazonas tem muita coisa a oferecer para Portugal e vice-versa”, afirmou.