ANACOM participa no 16.º Aniversário do Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha

A ANACOM, representada por Sandro Mendonça, Vogal do Conselho de Administração (CA), esteve presente na cerimónia do 16.º Aniversário do Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha (CCDCM).

O CCDCM é a unidade da Marinha que assegura, as comunicações entre os Comandos e as Forças e/ou Unidades em operações, a disponibilização do serviço de comunicações navais para toda a Aliança Atlântica, a transmissão de boletins meteorológicos e dos avisos a toda a navegação que cruza os mares sob jurisdição e soberania nacional. O CCDCM assume, também, a autoridade técnica da Marinha para a criptografia, assim como a responsabilidade de promulgar matérias criptográficas de carácter operacional e técnico e a validação de listas-chave e códigos navais.

No discurso da cerimónia, presidida pelo Contra-almirante Valentim Rodrigues foi valorizado o apoio técnico e a relação institucional com a ANACOM. Foi frisada, em especial, a importante colaboração no recente exercício NATOhttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1703878, ocorrido no passado mês de setembro. Este exercício contou com a participação de 17 Marinhas e diversas empresas e entidades nacionais e internacionais.

A participação nesta cerimónia, assim como as várias iniciativas comuns, atestam a dinâmica agenda partilhada e o empenho na criação de sinergias estratégicas quando o domínio do espectro e a áreas das comunicações eletrónicas se revestem de uma importância crescente para a soberania, para o desenvolvimento do país e para a definição do papel de Portugal num mundo em mudança.

O compromisso ficou ainda patente pelo envolvimento da ANACOM no planeamento dos futuros exercícios NATO, o “REP(MUS)2022” e o “Dynamic Messenger 2022”, os quais representam ensaios de inovação e experimentação robótica a decorrer em Portugal durante próximo ano.

ADMSFM

Da esquerda para a direita: Sandro Mendonça, Vogal do CA da ANACOM, Contra-almirante Valentim Rodrigues, Comandante Naval (em suplência) e Capitão-de-fragata Fernando Cavaleiro Ângelo, Diretor do CCDCM.


Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin