ANACOM publica guia digital ”Rumo ao 5G”

A ANACOM elaborou e procede agora à publicação do guia digital “Rumo ao 5G”. Tendo presente que em breve serão desenvolvidas as redes 5G, o guia dedica-lhes uma particular atenção, ao mesmo tempo que aborda assuntos transversais à implantação das redes de comunicações eletrónicas, independentemente da tecnologia em que estas se suportam.

No contexto do 5G é apresentada informação sobre (i) o que é esta tecnologia e que serviços vai permitir, (ii) o leilão atualmente em curso, (iii) o quadro legal e as boas práticas necessárias a uma implantação célere das redes e (iv) a importância da informação disponibilizada no Sistema de Informação de Infraestruturas Aptas (SIIA), neste contexto.

Esta publicação destina-se às autarquias locais, às Comunidades Intermunicipais, à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), à Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), enquanto entidades geradoras de consensos entre os respetivos membros, às empresas de comunicações eletrónicas e às entidades que detêm ou gerem infraestruturas utilizadas pelas empresas de comunicações eletrónicas no exercício da sua atividade.

O guia “Rumo ao 5G” vem, assim, consolidar e desenvolver, quando justificado, a informação transmitida no webinar “Rumo ao 5G – o que a sua autarquia precisa de saber em 5 passos”https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1576241, cujas sessões decorreram a 4, 9, 11 e 15 de dezembro de 2020.

Para aceder a informação atual sobre o 5G consulte também o Portal 5Ghttps://portal5g.pt/.


Consulte:

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin