ANACOM reúne com autarcas de Miranda do Douro para apresentar estudo de qualidade das redes móveis

A ANACOM esteve na Câmara Municipal de Miranda do Douro a apresentar os resultados de um estudo de qualidade das redes móveis no concelho ao Presidente da edilidade, Artur Nunes, e aos Presidentes das juntas de freguesia.

As equipas da ANACOM estiveram no terreno a fazer medições entre os dias 14 e 16 de junho, tendo percorrido cerca de 550 km, realizado 463 chamadas de voz, 504 sessões de dados e 96 271 registos de sinal de rádio.

Os principais resultados observados foram apresentados por Luis Roque Pedro, Diretor da Delegação do Porto da ANACOM, e revelam o seguinte:

1. Ao nível da cobertura rádio, a MEO tem o melhor resultado, com níveis de cobertura “Aceitável”, “Boa” e “Muito Boa” em 46,3% das amostras, a Vodafone em 28,7% e a NOS em 31,1%.

2. Do total de amostras registadas de cada operador, 0,5% da MEO, 0,7% da Vodafone e 5,7% da NOS foram identificadas como cobertura inexistente.

3. No serviço de chamadas, os desempenhos relativos a acessibilidade (estabelecimento de chamada) apresentam resultados de 96,8% para a MEO, 92,9% para a Vodafone e 89,7% para a NOS. Nem todas as chamadas iniciadas nos 3 operadores foram concluídas com sucesso, sendo o rácio terminação de chamadas para a MEO de 89%, para a Vodafone de 87,7% e para a NOS de 83,9%.

4. No serviço de dados o rácio de sucesso de testes de dados móveis através do NET.mede (testes iniciados e concluídos) foi de 64,9%, 65,5% e 57,1% respetivamente para MEO, Vodafone e NOS.

5. Nestes testes, as velocidades médias de transferência de dados em download/upload foram de 17,5 / 7,0 Mbps na MEO, 17,1 / 8,9 Mbps na Vodafone e 17,8 / 6,6 Mbps na NOS.

Classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:






Síntese da avaliação resultados

Melhor Cobertura

Melhor Acessibilidade do Serviço de Chamadas

Melhor Acesso à Internet

Operador

Com Sinal

Operador

Chamadas

Operador

NET.mede

MEO

99,5%

MEO

96,8%

Vodafone

65,5%

Vodafone

99,3%

Vodafone

92,9%

MEO

64,9%

NOS

94,3%

NOS

89,7%

NOS

57,1%

Na reunião com os autarcas, o Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, fez um retrato da situação do concelho em temos de cobertura de fibra ótica e de banda larga móvel (na sequência das obrigações impostas aquando do leilão multifaixa e da renovação dos direitos de utilização de frequências dos 2100 GHz), e deu a conhecer as obrigações de cobertura constantes do regulamento do leilão do 5G e outras faixas relevantes. Referiu ainda as soluções que permitem complementar a falta de cobertura nas zonas onde tal continue a verificar-se, designadamente a utilização de Internet por satélite.

Referiu ainda a importância da partilha de infraestruturas e do roaming nacional, que permite melhorar acentuadamente a situação existente.

O Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro deu os parabéns à ANACOM pelo trabalho minucioso levado a cabo e deu a palavra aos Presidentes das juntas de freguesia para exporem as suas preocupações. O défice de cobertura de Internet, a proliferação de torres e antenas foram temas destacados.

Referiu ainda a proliferação de cabos pendurados e postes que, não estando a ser utilizados, deviam ser retirados – sobretudo nos centros históricos – e reivindicou legislação específica nesta matéria.


Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin