App traz a Realidade Aumentada para o quotidiano

O TeamViewer, um fornecedor líder e global de soluções de conectividade remota e de respostas digitais para o local de trabalho, apresentou hoje uma nova aplicação móvel – lifeAR – para o mercado consumidor. A aplicação para iPhones e smartphones Android está a preencher a lacuna entre as conversas digitais com amigos e familiares e o mundo físico, ao permitir que os utilizadores interajam uns com os outros através de anotações de Realidade Aumentada (RA) com reconhecimento de localização.

A aplicação pode ser benéfica em várias situações que requerem o uso móvel e em trânsito – quer apoiando outros utilizadores que se encontrem em situações difíceis de descrever até experiências de compra conjuntas ou simples interações sociais. Por exemplo, quando alguém precisa de ajuda a montar uma churrasqueira numa festa ou quando um jovem precisa da opinião de alguns amigos para escolher o par de sapatos perfeito – a lifeAR está lá para ajudar.

A aplicação lifeAR permite videochamadas em grupos de até seis participantes via telemóvel, que podem incluir uma variedade de marcadores de RA, emojis, texto e desenhos ao mundo real ao seu redor, assistidos em conjunto ao vivo por meio do feed da câmara do telemóvel de um dos participantes.

As anotações de RA são permanentemente anexadas a objetos da vida real, mesmo se a visualização do dispositivo for momentaneamente deslocada desses objetos. As anotações codificadas por cores permitem uma fácil diferenciação e interação do utilizador durante a experiência. Além disso, a aplicação pode também ser usada para criar tutoriais em vídeo para qualquer tipo de atividade. Todas as sessões podem ser gravadas, pausadas para fazer capturas de ecrã e partilhadas instantaneamente nas redes sociais a partir da própria aplicação.

A nova aplicação baseia-se na trajetória de sucesso do TeamViewer no campo de apoio remoto baseado em RA. Aproveita a tecnologia RA de ponta, como o scanner LiDAR da Apple e ARKit, bem como a API de profundidade do Google dentro do ARCore, para realizar posicionamentos de anotação precisos em ambientes 3D. Essa tecnologia já faz parte das soluções de RA corporativas do TeamViewer e é usada por várias empresas em todos os setores.

O CPO do TeamViewer, Hendrik Witt, afirmou: “Estamos felizes por apresentar a lifeAR para os consumidores de todo o mundo. Democratizar a tecnologia faz parte do nosso ADN. Foi assim que o TeamViewer nasceu. Ao longo dos anos, o nosso software TeamViewer padrão foi descaregado mais de 2,5 mil milhões de vezes e tornou-se na personificação do apoio remoto de TI. Com a lifeAR, queremos dar um passo em frente. O nosso objetivo era desenvolver um produto que permitisse às pessoas a entre ajuda com os desafios diários, para resolução de problemas, partilha de conhecimento, tomada de decisões e interação social baseada em RA. Com a lifeAR, tornamos a tecnologia RA, comprovada pela indústria, acessível – gratuitamente e para todos, em todas as situações. Estamos ansiosos para saber mais sobre os infinitos cenários criativos que as pessoas irão desenvolver enquanto aproveitam o poder da lifeAR, e temos certeza de que isso também alimentará a nossa gama de produtos de RA empresarial”.

A aplicação lifeAR foi apresentada pela primeira vez numa interação online entre o CEO do TeamViewer, Oliver Steil, e Toto Wolff, CEO e chefe da Mercedes-AMG Petronas F1 Team e chefe da Mercedes-Benz Motorsport. Após o recente anúncio do TeamViewer, que estabeleceu uma parceria com a equipa de corrida Mercedes-AMG Petronas F1, a marca oficial do TeamViewer nos carros de corridas é revelada numa sessão lifeAR antes do respeitável Grande Prémio de Mónaco.

A lifeAR é gratuita e já está disponível para iPhones e smartphones Android na Apple Store e Google Play Store

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin