A exposição “Art Factor – The Pop Legacy in Post-War Italian Art”, continua em exposição em Lisboa até 30 de novembro. A mostra é organizada pelo BFF Banking Group e está aberta à visitação pública na Biblioteca Nacional dE Palácio Galveias, com o patrocínio institucional da Embaixada de Itália em Portugal.
“Art Factor” narra o percurso italiano rumo à Pop Art, através das obras de Valerio Adami, Enrico Baj, Lucio Del Pezzo, Gianfranco Pardi, Mario Schifano e Emilio Tadini, presentes na coleção que BFF começou a reunir a partir dos anos 80. A etapa lisboeta foi precedida pela passagem por Madrid, Atenas, Varsóvia e Bratislava, capitais de alguns dos principais países europeus nos quais opera a BFF.
A troca entre arte gráfica e literatura, motor de conhecimento difundido e crescimento comum, é o tema central da exposição em Lisboa, representado também pela instalação nos ambientes da Biblioteca de Palácio Galveias, que acolhe uma seleção de obras realizadas exclusivamente em papel.
Segundo o embaixador de Itália em Portugal, Carlo Formosa, a exposição conduz pela Europa uma experiência artística caracterizada por uma fortíssima identidade italiana e, em simultâneo, por uma vocação profundamente internacional, que a linguagem global, inspirada pelo diálogo com a Pop Art, torna mais poderosa.
Massimiliano Belingheri, CEO de BFF Banking Group, declarou que a etapa em Lisboa de “Art Factor” tem um valor significativo para BFF que, em 2023, celebra os primeiros cinco anos da abertura da filial portuguesa. “Com esta exposição e com a escolha da Biblioteca de Palácio Galveias como sede privilegiada, pretendemos destacar uma relação com a comunidade que vai além da natureza comercial, económica, financeira, e completa-se na dimensão da troca, inclusive cultural. Com a ‘Art Factor’, BFF contribui com a manifestação, ao tornar-se promotor, notadamente, da arte italiana no estrangeiro”, afirmou.
De acordo com Maria Alicata, curadora da exposição, a escolha da Biblioteca de Palácio Galveias teve a intenção de criar um diálogo ideal com a sede que hospeda a exposição. “A Biblioteca de Palácio Galveias é um importante pólo de literatura, investigação e estudo. Constitui uma oportunidade para apresentar, pela primeira vez, a exposição “Art Factor”, uma seleção de obras exclusivamente em papel, parte da coleção de BFF. Tradicionalmente, os artistas utilizam o papel para testar novas investigações ou elaborar ideias com a imediação do desenho; assim, este meio pode oferecer aos espectadores um olhar mais íntimo sobre o processo criativo dos artistas e sobre a maneira como a sua mente elabora e seleciona as ideias”, explicou.
Na opinião de Carlos Moura-Carvalho, jurista e gestor cultural, a iniciativa “Art Factor” é um exemplo virtuoso de como é possível conciliar o espírito empresarial e empenho em prol da arte, num momento histórico em que o papel das empresas se tornou importantíssimo no desenvolvimento de projetos culturais e na promoção da arte como património comum. “O projeto demonstra que é possível envolver, numa exposição internacional, uma biblioteca municipal, pública, instalada num dos mais belos palácios nobres seiscentistas de Lisboa, um espaço de cultura que, na opinião de José Saramago, ‘era o mundo inteiro…'”, concluiu.
A exposição itinerante “Art Factor – The Pop Legacy in Post-War Italian Art” insere-se num projeto mais amplo, inaugurado por BFF em 2019 com o censo, o recondicionamento e a digitalização da coleção de aproximadamente 250 peças de arte contemporânea, recolhidas por BFF a partir dos anos 80, e expostas permanentemente nos escritórios do Grupo em Milão e Roma. O projeto prosseguiu em 2021 com a publicação e a distribuição do livro de arte com o mesmo nome, com a edição de Skira editore Milan Genève Paris, e culminará em 2024 em “Casa BFF”, nova sede do Banco em Milão, Itália.
A iniciativa conta com o Patrocínio do Ministério italiano da Cultura e do Ministério italiano dos Assuntos Estrangeiros e da Cooperação Internacional.
SERVIÇO:
O QUÊ? “Art Factor – The Pop Legacy in Post-War Italian Art”
QUANDO? Até o dia 30 de novembro de 2023. De terça-feira à sexta-feira, das 10:00 às 19:00, sábado e segunda-feira das 13:00 às 19:00.
ONDE? Biblioteca de Palácio GalveiasCampo Pequeno, 1049-046 Lisboa