Comemoração do dia do EMERG – 1 de julho

A 1 de julho de 2008, Malta foi o local escolhido para o lançamento do Grupo de Reguladores do Mediterrâneo Europeu (EMERG). Desde então, enraizado nos ideais e princípios da cooperação euro-mediterrânica do Processo de Barcelona, o EMERG continua a ser uma plataforma independente de 23 Autoridades Reguladoras Nacionais (ARN) de Redes e Serviços de Comunicações Eletrónicas.

Durante os últimos 13 anos, o caminho foi repleto de desafios: manter os membros unidos, partilhar ideias e melhores práticas; promover o debate interno sobre desafios comuns; fomentar a cooperação com parceiros estratégicos, no âmbito da União Europeia.

A cooperação euro-mediterrânica nem sempre foi evidente e requer uma vontade significativa e ativa para prosseguir. Além disso, desde 2008, o mundo mudou e os desafios tecnológicos e regulatórios são diferentes, em tempos que agora clamam por revoluções verdes e digitais.

Pensando nisso, o EMERG optou por um planeamento bianual para o período 2021-2022, dando um passo para o futuro, servindo de base para o novo EMERG nos próximos anos. De 2020 a 2022, com as ARNs palestiniana, portuguesa e israelita a conduzirem a presidência do EMERG, o grupo está fortemente empenhado em reafirmar a sua capacidade de mobilizar recursos internos para grupos de trabalho consistentes, que irão alimentar o EMERG com discussões abertas e pró-ativas sobre temas de seu interesse atual e futuro.

Por outro lado, o EMERG tem uma palavra a dizer quando se trata de construir pontes com outros parceiros, com especial atenção para o Organismo de Reguladores Europeus de Comunicações Eletrónicas (BEREC), e os grupos de reguladores da Europa de Leste e da América Latina. Além disso, novos projetos decorrentes das novas parcerias estratégicas europeias serão seguramente fundamentais para o EMERG, com particular destaque para a Iniciativa PRIDA, apoiada pela União Europeia e pela União Africana.

13 anos depois do seu primeiro dia, a força do EMERG reside não só na diversidade de perspetivas, mas no elo de cooperação, com uma visão convergente.

É por isso que o EMERG celebra hoje, 1 de julho, o compromisso com os objetivos originais: promover a aproximação ao quadro regulamentar europeu e as melhores práticas entre os seus membros, no que respeita ao sector das comunicações eletrónicas e, em última instância, fazer a diferença na vida das pessoas, em toda a região euro-mediterrânica.

 Participantes na assembleia plenária

Participantes na assembleia plenária do EMERG a 7 de abril de 2021


Consulte:

Mais informação:


  • EMERG
    http://www.emergonline.org/

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin