Como tratar manchas causadas pelo sol: os 7 mandamentos

como tratar manchas causadas pelo sol

É oficial: chegou o bom tempo e a nossa mente já está a pensar em sardinhadas, praia e piscina e, claro, no bronzeado. Contudo, se nos expusermos ao sol de forma irresponsável e não formos cautelosos, tal pode resultar em queimaduras solares, marcas ou o temido melanoma. Por esta razão, a Mifarma by Atida Plus, empresa online líder na venda de produtos de farmácia e parafarmácia, preparou vários conselhos sobre como tratar manchas causadas pelo sol e, mais importante, como preveni-las..

7 Dicas para tratar manchas causadas pelo

Tenha em conta a regra ABCDE dos sinais

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cancro de pele tornou-se no mais frequente do mundo; os novos casos de melanoma estão a aumentar a um ritmo mais acelerado do que qualquer outro cancro e, muitas vezes, detê-los deve-se à deteção precoce.

Quando se trata da pele, a prevenção é sinónimo de saúde. É por isso que, no caso de aparecimento de sinais, devemos ter em conta a regra ABCDE para os verificar”, afirma Reme Navarro, farmacêutica e Business Strategy Director da Atida.

Esta regra consiste em detetar as seguintes características nos sinais para verificar se se trata ou não de uma anomalia:

  1. Forma assimétrica
  2. Margens irregulares, mal definidas ou onduladas
  3. Não tem a mesma cor ou a cor não é homogénea
  4. Diâmetro superior a 6 milímetros
  5. Detetar que algum sinal está a evoluir ou a mudar em pouco tempo. (escurecimento, prurido, relevo…)

Protetor solar UVA e UVB sempre consigo

Na hora de escolher um protetor solar temos a tendência de prestar mais atenção ao fator UVA e muito pouco ao UVB, quando estes são os raios que têm maior incidência durante o Verão e podem causar queimaduras na pele,” comenta Reme Navarro.

Desta forma, é essencial verificar bem o rótulo na hora de adquirir um protetor solar, maquilhagem com proteção ou brumas e, claro, aplicá-los frequentemente na pele para evitar o aparecimento de manchas e queimaduras. Para além disso, é também importante aplicá-lo com uma margem de meia hora antes da exposição solar para garantir a sua completa absorção.

LEIA TAMBÉM: Pele com vermelhidão: 4 dicas para lidar com ela

Coma legumes e frutas

Mais uma vez, se souber como prevenir não precisará de saber como tratar as manchas causadas pelo sol. Este tipo de alimentos contém antioxidantes, que ajudam a proteger a pele de agressões externas, como o sol, para além de prevenirem o envelhecimento prematuro da pele. Os alimentos que contêm betacaroteno, como abóbora, cenoura e vegetais de folhas verdes, ajudam a preparar a pele antes da exposição solar. Também o tomate, que é rico em licopeno, ou o salmão ou as nozes, com grandes quantidades de Omega 6 e Omega 3, podem ser grandes aliados para manter a elasticidade da pele.

Chapéu, boné ou lenço: um must na Primavera e no Verão

Considerando a quantidade de atividades ao ar livre que realizamos durante os meses mais quentes, é importante incluir um lenço ou um chapéu no nosso guarda-roupa. Para além de estarmos a seguir as tendências de moda, evitamos com eficácia a proliferação de manchas.

Recorra ao autobronzeador e evite os solários

Apanhar sol não é saudável. A única forma de bronzear a pele sem a danificar é através de produtos autobronzeadores,” explica Reme Navarro. “É, portanto, essencial não apanhar sol durante as horas de maior radiação. A exposição contínua ao sol entre as 11:00h e as 16:00h deve ser evitada e, claro, mesmo no Inverno deve utilizar-se um creme SPF +50”.

Cuidado com os medicamentos fotossensíveis

Tratamentos para combater o acne, anti-inflamatórios, anti-histamínicos… há uma longa lista de medicamentos fotossensíveis. Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento médico, é sempre aconselhável consultar profissionais de saúde se o medicamento for particularmente vulnerável ao sol, pois neste caso é essencial utilizar protetor solar para evitar manchas e queimaduras solares.

LEIA TAMBÉM: Crioterapia com benefícios para as doenças de pele, neurológicas e do sistema musculosquelético

Ácido Azelaico e hidroquinona: aliados para acabar com as manchas

Quando a prevenção falha há que saber como tratar as manchas causadas pelo sol e “se já as tem na pele, é muito importante consultar o seu dermatologista, pois a maioria dos tratamentos para eliminar as manchas requerem receita médica,” diz Navarro. “Caso contrário, pode sempre recorrer a cosméticos que contenham ingredientes ativos para reduzir manchas, como a hidroquinona, tretinoína, ácido azelaico ou corticoides, que são utilizados para clarear a pele nas áreas afetadas.”

A Mifarma by Atida Plus considera essencial a sensibilização para os danos que o sol pode causar na nossa pele se não a protegermos adequadamente. Por isso, nesta altura do ano, com a chegada do bom tempo, acredita que é essencial informar e apresentar vários conselhos a seguir para nos sentirmos bem por dentro e por fora, sem pôr em perigo a integridade da nossa pele.

Para mais informações

Inês Barbosa

+351 910 939 846

[email protected]

Rita Nunes

+351 910 939 847

[email protected]

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin