Conservação dos oceanos motiva iniciativa inovadora de ciência cidadã

conservação dos oceanos

A Anthia Diving Center e o Centro de Ciências do Mar (CCMar) levam a cabo uma iniciativa inovadora de ciência cidadã de conservação dos oceanos, no contexto do Projecto SeaForest Portugal, cujo principal objetivo se centra no teste de metodologias para restauração de habitat de algas castanhas (kelp) em Portugal.

Conservação dos oceanos contrariando a sua acidificação

Estas plantas têm capacidade para reverter a acidificação dos oceanos e ajudar na recuperação de stocks de pesca, sendo ainda cinco vezes mais eficientes a captar carbono do que as florestas tropicais. As florestas marinhas outrora cobriam grande parte da orla costeira dos países de clima temperado, contudo, têm sofrido uma rápida degradação ambiental através de descargas provenientes da indústria e agricultura, aquecimento da água do oceano, mudanças extremas de temperatura, sobrepesca, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Investigação deteta microplásticos na cadeia alimentar em espécies marinhas consumidas em Portugal

Assim, o cultivo destas florestas é um método viável para ajudar na mitigação de mudanças climáticas (e não só)! No dia 20 de junho de 2021, 10 mergulhadores de diferentes backgrounds terão a oportunidade de participar neste projeto científico, dando apoio aos cientistas responsáveis pelo projeto durante um mergulho no spot Ponta da Passagem, em Sesimbra.

Esta iniciativa de conservação dos oceanos apresenta-se no contexto do projeto Ciência Cidadã | Anthia Diving Center, que resultou das I Jornadas de Ecologia Marinha | Anthia Diving Center, iniciativa de onde surgiram várias solicitações por parte dos participantes (sociedade civil e cientistas), para que criássemos condições para que o cidadão/mergulhador possa ter uma participação ativa nos projetos científicos relacionados com Ecologia Marinha.

Para informações adicionais/contatos:

André Guiomar
963684140
[email protected]

LEIA TAMBÉM: Sustentabilidade dos oceanos: 14 líderes mundiais comprometidos com gestão 100% sustentável

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin