Escola das Artes da Católica organiza semana de arte e cinema

escola das artes catolica
Iniciativa da Escola das Artes da Católica debate como modos diferentes de “Survivance” podem produzir formas criativas de subverter a violência em tempos de adversidade e de injustiça sociopolítica e ecológica

A 3.ª Edição da Summer School on Art & Cinema, organizado pela Escola das Artes da Católica, no Porto, desta vez em parceria com a Haus der Kulturen der Welt (Berlim), regressa este ano de 5 a 9 de julho para mais uma semana de confluência entre arte e cinema no Porto. O evento terá lugar em vários locais pela cidade e contará com a presença de artistas e realizadores nacionais e internacionais. No total, serão cinco dias num programa gratuito e aberto a todos os que quiserem assistir.

Integradas na 3.ª edição da Porto Summer School in Art & Cinema, as iniciativas abertas ao público apresentam-se como um momento único de partilha e descoberta, que este ano contará com a presença de reconhecidos artistas e realizadores que trabalham com cinema e arte contemporânea.

O programa aberto ao público da Porto Summer School on Art & Cinema 2021 é composto por um grupo de artistas, realizadores e investigadores que, durante uma semana, irão debater como modos diferentes de “Survivance” (sobrevivência + resistência) podem produzir formas criativas de subverter a violência em tempos de adversidade e de injustiça sociopolítica e ecológica.

“Survivance”, um termo avançado pelo académico nativo americano Gerald Vizenor, propõe-se aqui como a rejeição da posição de vítima com gestos de empoderamento através de arte, política e práticas coletivas. Os convidados vêm de realidades tão diferentes como a Austrália, o Brasil, Guiné-Bissau e Israel.

Escola das Artes da Católica posiciona-se como dinamizador da atividade cultural da cidade

Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes, considera que “esta será uma oportunidade para contribuir para uma discussão em curso sobre o lugar da fala e da forma como, através do cinema e da arte, podemos dar voz àqueles que foram sistematicamente esquecidos pelo colonialismo europeu”. O diretor da Escola das Artes adianta ainda que “este programa público é uma oportunidade para a universidade se abrir à comunidade, e partilhar, com o público do Porto, as discussões mais relevantes do nosso tempo.”

Entre os artistas e realizadores estão nomes como Elizabeth Povinelli (antropóloga e cineasta, é um dos membros fundadores do Karrabing Film Collective – um coletivo de cinema aborígene que expôs no MoMA em 2019), Filipa César (artista e realizadora residente em Berlim), Sónia Vaz Borges (historiadora e ativista radicada em Berlim), Matías Piñeiro (realizador argentino – o seu último filme, Sycorax, realizado com Lois Patiño nos Açoresterá estreia na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes, que se realiza agora em julho), Patricia Ferreira Pará Yxapy (professora e cineasta indígena brasileira), e Ariella Azoulay (autora e artista que trabalha sobre o conflito israelo-palestiniano).

Do programa faz parte a exposição “Leitura do Mangue”, de Filipa César & Sónia Vaz Borges, que será inaugurada no dia 6 de julho, pelas 19h, na Sala de Exposições da Escola das Artes.

Ao longo de cinco dias, a Sala da Exposições da Escola das Artes da Católica, o Museu de Serralves, o Cinema Trindade, o Coliseu Porto Ageas e o Cinema Passos Manuel serão as salas escolhidas para receber um programa que pretende mostrar o papel da Escola das Artes da Católica como dinamizador da atividade cultural da cidade.

Mais informações sobre a Porto Summer School on Art in Cinema podem ser vistas aqui.

PROGRAMA COMPLETO:

Survivance, Porto Summer School on Art & Cinema

Escola das Artes da Católica, 5-9 JUL 2021 · Porto, Portugal

5 julho, 2ª feira, 20:00

Keynote Conference | Elizabeth Povinelli

Film Screening

“Day in The Life”, Karrabing Film Collective

“The inheritance”, Elizabeth Povinelli | Host: Filipa César

Local: Museu de Serralves

6 julho. Terça-feira, 19h

Abertura da Exposição

“Leitura do Mangue” / “Mangrove Reading”

Artistas: Filipa César e Sónia Vaz Borges

Local: Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa

7 julho, quarta-feira, 20:00

Film screening

“Isabella”, by Matías Piñeiro

Host: Guilherme Blanc

Local: Cinema Trindade

8 julho, quinta-feira, 20:00

Film screening

Films by Patrícia Yxapi

Host: Daniel Ribas

Local: Cinema Passos Manuel (with Porto/Post/Doc IFF)

9 julho, sexta-feira, 20:00

Film screening

“Un-Documented: Unlearning Imperial Plunder”, by Ariella Aïsha Azoulay

Performance with Hagar Ophir

Host: Nuno Crespo

Local: Coliseu Porto Ageas

Informações adicionais

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin