Atenção às oportunidades, uma boa ideia na cabeça, muito trabalho e persistência para ver seu sonho realizado. Essa foi a fórmula utilizada pela empresária Amire Tauil para fazer do projeto Amigos em Coimbra um sucesso de network em menos de três anos. Hoje, a administradora, formada em Relações Internacionais e doutoranda em Marketing pela Universidade de Coimbra, faz a gestão de 30 grupos em redes sociais com o engajamento de mais de 8 mil pessoas no WhatsApp e 16 mil seguidores no Instagram, além da parceria de 45 empresas em Portugal.

Antes de mais nada, o Amigos em Coimbra é um prestador de serviço. Os grupos nas redes sociais trocam informação sobre tudo, desde notícias oficiais sobre imigração, novas regras e como ter acesso aos atendimentos do Governo Português, até a indicação de produtos e serviços que interessam aos imigrantes brasileiros em Portugal. E é aí que a comunidade virtual vira negócio, pois o projeto permite a troca de contatos entre empresas e clientes por meio de indicação.

“Comecei o Amigos de Coimbra em 2019 com o simples objetivo de conectar as pessoas que já moravam em Portugal ou que estavam com pretensão de virem para cá. No início, eram grupos de bate-papo e de ajuda mutua, mas a coisa foi crescendo ao ponto de se tornar uma oportunidade de negócio. Empresas nasceram e cresceram com a nossa ajuda e o volume de informações circulando ficou tão grande que não consegui mais gerenciar sozinha: tive que montar uma equipe e me profissionalizar”, lembra Amire.

Atualmente, o Amigos em Coimbra conta com a parceria de empresas de diversos segmentos como: seguradora, clínica de fisioterapia, clínica odontológica, barbearia, clube de artes maciais, clínica de depilação a laser, farmácia, fotografia, turismo, frete e transfer entre outras atividades de empresas brasileiras e portuguesas.

“No início, a maioria absoluta de nossos parceiros era de brasileiros. Mas, no ano passado, fizemos o primeiro encontro de empresários com 40 participantes e tivemos uma boa cobertura da mídia local. Resultado: os empresários portugueses começaram a nos enxergar como uma oportunidade de captar clientes brasileiros que estão a viver em Portugal”, explica a administradora, completando, “Estão começando a entender que indicação vende mais que propaganda”.

E é justamente o poder da indicação para converter em vendas que faz do Amigos em Coimbra um bom negócio. O serviço cobra uma mensalidade simbólica de 35 euros e oferece às empresas parceiras ações nos grupos de WhatsApp, Instagram, Lives, e o conteúdo que vai de informação geral sobre Portugal, imigração, curiosidades, até dicas de como empreender em Portugal, cursos e vagas de emprego.

Porém, Amiri destaca que não é qualquer empresa que está habilitada a participar do projeto. “Existe uma corresponsabilidade na indicação de um produto ou serviço pois, quando algo sai errado, as pessoas tendem a colocar a culpa em quem indicou. Por isso, fazemos questão de escolher nossos parceiros de acordo com a excelência do trabalho oferecido. Não podemos indicar qualquer empresa ou prestador de serviço, pois está em jogo a nossa credibilidade e responsabilidade. Imagina quando colocamos uma pessoa dentro da casa de um estudante. Se não for de inteira confiança, não fazemos a indicação”, afirma.

De acordo com a empresária, os imigrantes brasileiros continuam chegando e os grupos nas redes sociais continuam crescendo. “Isso significa que cada vez mais pessoas precisam de informações para viverem em Portugal, indicações que vão do contabilista ao encanador, do advogado ao motorista, enfim, as coisas estão começando a ramificar. O que eu oferecia antes é muito menos do que eu ofereço atualmente”, avalia.

Com o projeto consolidado em Coimbra, Amire já estuda a expansão da empresa para outras cidades, pois ainda há um potencial enorme em outros centros urbanos de Portugal. “Já temos algumas ações planejadas para Aveiro e Lisboa. Também estamos estudando a criação de outros benefícios para os associados como cartão fidelidade e serviços exclusivos para assinantes. Estamos finalizando um site onde os empresários poderão fazer suas ações de marketing da forma que eles quiserem. Será uma grande virada de chave para o Amigos em Coimbra”, adianta.

E para quem está pensando em investir em Portugal, Amire tem um conselho: seja persistente. “O principal segredo do sucesso para o empreendedor brasileiro em Portugal é a persistência. É nesse início que muitas pessoas desistem, pois não entendem que muitas vezes no começo perde-se, perde-se, perde-se para depois ganhar. Acredito que enquanto houver 1% de chance de converter o trabalho em lucro você tem que persistir. Às vezes começa como hobby, pequenininho, vai crescendo e você vai se dedicando e na hora certa a chave vira. Percebo que na grande maioria das vezes as pessoas não querem pagar esse preço, acham que em três ou quatro meses a coisa já vai dar certo, mas, infelizmente, não acontece assim”.

GRATIDÃO

Mas nenhum projeto está 100% completo se não há satisfação pessoal em sua essência. Para Amire Tauil, o mais gratificante do Amigos em Coimbra é ajudar as pessoas. “Quantas vezes eu fui parada na rua por pessoas que disseram: ‘Eu quero te dar um abraço por que graças a seu grupo eu consegui uma advogada e não perdi a guarda do meu filho”. Ou ainda: ‘Por meio do seu grupo eu consegui o meu primeiro emprego aqui em Portugal’. ‘Através do seu grupo a contabilista me salvou porque eu iria pagar imposto de renda absurdo’. São tantos relatos de coisas boas que fazem esse trabalho todo valer à pena. É por isso que a gente existe”.

Siga o projeto Amigos em Coimbra no Instagram: @amigos.coimbra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.