“Nós somos muito bons naquilo que fazemos e não estamos aqui para fazer igual. Estamos aqui para fazer a diferença”. A afirmação é de Amire Tauil, fundadora do grupo Amigos em Coimbra, que, na noite deste sábado (29/10), reuniu 50 empresários brasileiros atuantes no distrito de Coimbra para apresentar os números alcançados em 2022, metas e planos futuros do projeto de network digital.
De acordo com Amire Tauil, 2022 foi um ótimo ano para o projeto. Porém, a empresária avalia que ainda há muito o que avançar em benefício das empresas parceiras. “Tivemos um ano incrível, muito produtivo mesmo. Mas creio que estamos deixando a desejar na prática do network e, por isso, estamos todos perdendo ótimas oportunidades de negócios. Poderíamos estar faturando muito mais alto se fizéssemos, simplesmente, o ‘dever de casa’”, comentou.
Para Amire, que é administradora, formada em Relações Internacionais e doutoranda em Marketing pela Universidade de Coimbra, a comunidade brasileira representa um grande mercado consumidor em Portugal e os empresários brasileiros não estão conseguindo fidelizar esse cliente por falta de relacionamento. “Precisamos trabalhar nosso networking para tornar nossos produtos e serviços conhecidos dentro da nossa comunidade. É fundamental que façamos essa interação primeiro dentro do Amigos em Coimbra, para depois chegar além dos nossos grupos. Quando conseguirmos fazer isso, teremos um mercado significativo para desbravar”, explica.
AMIGOS ALÉM DE COIMBRA
O projeto Amigos em Coimbra está começando a ganhar novos territórios em Portugal. Este ano, foram criados grupos em Lisboa, Aveiro e até no Brasil. “Estamos levando nossa expertise para outros mercados. Criamos um plano de expansão porque identificamos uma demanda muito grande em outros locais e a experiência de crescimento já está rendendo bons frutos. Prova disso são os grupos de emprego em Aveiro que não param de crescer”, revela.
E esse movimento de expansão do Amigos em Coimbra tem tudo para continuar de vento em popa. Isso porque os imigrantes brasileiros continuam chegando a Portugal, o que faz com que os grupos nas redes sociais continuem crescendo. “As pessoas estão chegando, se programando para imigrar e cada vez mais precisam de informações e indicações para viverem por aqui”, comenta Amire.
SOBRE O AMIGOS EM COIMBRA
O projeto Amigos em Coimbra é uma rede digital de relacionamentos que conta com 30 grupos no WhatsApp, com 8 mil membros. No Instagram, são 16 mil seguidores. Atualmente, conta com a parceria de 50 empresas de diversos segmentos como: Transfer e fretes, seguradora, clínica de fisioterapia, clínica odontológica, barbearia, clube de artes maciais, clínica de depilação a laser, farmácia, fotografia, turismo, entre outras atividades de empresas brasileiras e portuguesas.
O serviço cobra uma mensalidade simbólica de 35 euros e oferece às empresas parceiras ações nos grupos de WhatsApp, Instagram, Lives, e o conteúdo que vai de informação geral sobre Portugal, imigração, curiosidades, até dicas de como empreender em Portugal, Lives, cursos e vagas de emprego.
Siga o projeto Amigos em Coimbra no Instagram: @amigos.coimbra