Fraude com MB Way: OLX diminui casos em 58% e reforça combate ao “phishing”

fraude com mb way
Equipa especializada em fraude com MB Way – e não só – e segurança do OLX recorre a técnicas de “machine learning”

O OLX tem vindo a melhorar a sua estratégia de combate às tentativas de burla na plataforma, após verificar que este tipo de situações se tornaram mais agressivas em 2020, designadamente a fraude com MB Way e, este ano, com o phishing. A equipa de fraude, suporte, segurança e engenharia do OLX está na linha da frente, mas é importante continuar a educar os utilizadores sobre como fazer compras online em segurança.

O início da pandemia afetou o número de burlas no serviço de pagamentos e transferências MB Way na plataforma. Até setembro de 2020 foram denunciadas 1539 tentativas de fraude com MB Way, com o maior pico a acontecer em março e abril do ano passado. A cooperação com a SIBS sobre os números de telefone a bloquear, bem como a comunicação com as autoridades, que realizaram várias detenções não só ligadas ao OLX, permitiu que este número passasse para 643 entre janeiro e setembro de 2021 – uma redução de 58%.

Já no caso do phishing (roubo de dados a terceiros), os casos aumentaram a partir de março deste ano, uma situação que o OLX associa ao desconfinamento e à retoma dos negócios entre particulares. No total, registaram-se cerca de 4500 tentativas deste tipo de fraude desde o início de 2021 até Setembro.

Ainda assim, tal como aconteceu com os casos de fraude com MB Way, o OLX diminuiu para metade (cerca de 300 casos) as denúncias por phishing em setembro deste ano, em comparação com julho, o que foi feito através de maior controlo e aumento em 30% do número de contas banidas.

«Além de procurarmos ativamente esquemas de fraude, e os bloquearmos à partida, é muito importante ensinar os utilizadores a fazer compras online em segurança. É essencial manterem as comunicações dentro da plataforma OLX em vez de passarem para o Whatsapp e nunca fornecerem dados bancários. Apelamos sempre que sejam pró-ativos e nos denunciem todos os casos suspeitos» reforça António Louro, Manager of Customer Experience no OLX PT.

Medidas adotadas e conselhos para evitar a fraude com MB Way e não só

A equipa especializada em fraude com MB Way – e não só – e segurança do OLX recorre a técnicas de machine learning para identificar mensagens oriundas de endereços de internet (IP) suspeitos e utiliza bots para solicitar a remoção de links maliciosos.

Além da cooperação com as autoridades, as medidas implementadas pelo OLX para limitar as tentativas de fraude incluem a proibição de contas abusivas, publicação de alertas no site, envio de e-mails para os utilizadores, limitação da capacidade de recolher dados da plataforma (scraping), deteção de sinais de fraude em mensagens trocadas na plataforma, ou impossibilitar o acesso a dados pessoais (número de telefone) a contas não registadas.

LEIA TAMBÉM: Cibercriminalidade: novos desafios, ofensas e soluções em livro colaborativo

Todas as medidas mencionadas anteriormente fazem parte da estratégia do OLX para prevenção da fraude com MB Way e afins, que tem também ensinado e sensibilizado os utilizadores sobre como fazer negócios online em segurança transmitindo sugestões imprescindíveis, tais como:

  • Qualquer comunicação estabelecida entre vendedor e comprador deve permanecer sempre na plataforma;
  • Não partilhar qualquer tipo de informação bancária com terceiros;
  • Estar atento à informação que disponibilizam para consulta nos perfis das contas do portal (número de telefone entre outras);
  • Contactar a equipa OLX sempre que sentirem algum tipo de ameaça, para receberem todo o apoio necessário e conselhos de como devem proceder;
  • Suspeitar sempre que sejam enviados links externos e confirmar se os mesmos são legítimos através do domínio;
  • Ter atenção a compradores com um português que possa ter sido traduzido automaticamente de outra língua, pois muitos casos de phishing são provenientes do estrangeiro.

Para mais informações, o OLX disponibiliza também uma página dedicada a segurança online: https://seguranca.olx.pt

Informação adicional:

Ana Oliveira

t. + 351 217 506 039

m. + 351 935 194 471

e: [email protected]

YOUNGNETWORK GROUP 

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin