Manhã ensolarada de terça-feira, cidade do Porto, Portugal. A audiência no Consulado do Brasil foi rápida, mas a pauta sobre tour cervejeiro caiu. E agora? O que fazer para aproveitar o tempo na segunda maior cidade do país? Olhado o Instagram, minha esposa Jovana Araújo tem uma ideia: “Porquê você não aproveita para entrevistar o Gui? Ele está aqui no Porto”.
Para quem não conhece, Guilherme Gomes, ou simplesmente “Gui”, é um jovem de apenas 19 anos que já possui mais de 79 mil seguidores em seu perfil @diariasdogui no Instagram. Em sua página, ele mostra o cotidiano da atividade de faxineiro, profissão que abraçou firme aos 17 anos de idade e que o fez chegar até à Europa.
“Foi fazendo faxina por faxina, lavando privada por privada, que eu cheguei num país que eu nunca na vida me imaginaria chegar”, desabafa Gui, para, em seguida, revelar. “Vou voltar para Manaus, mas não vou ficar por lá não (risos)”.
“Ainda tenho alguns compromissos em Manaus. Preciso cumprir a minha agenda, atender o restante das minhas clientes e finalizar meus contratos com meus parceiros Nova Era e Bemol. Terminando, eu volto para Portugal porque vi muitas oportunidades aqui e qualidade de vida”, comenta Gui. “Não é sair das minhas origens e, sim, partir atrás do melhor”, justifica.
Em entrevista para OAPRECIADOR.COM, Gui falou sobre sua vida antes de conquistar espaço nas redes sociais, as dificuldades da atividade de faxineiro em Manaus e seus projetos futuros já com os pés em Portugal. Confira, a seguir, trechos da entrevista.
O DIFÍCIL COMEÇO
O SUCESSO NO INSTAGRAM
A CHEGADA À EUROPA
PROJETO PORTUGAL