Internet – Wi-Fi 2,4 GHz vs Wi-Fi 5GHz – Quais as diferenças e qual usar?

As principais diferenças entre as ligações Wi-Fi a 2,4 GHz e a 5 GHz são a velocidade e o alcance.

A frequência de 2,4 GHz do router Wi-Fi proporciona uma maior área de cobertura e é melhor para atravessar objetos sólidos, embora com uma velocidade máxima da ordem de 150 Mbps.

A frequência de 5 GHz do router Wi-Fi oferece maiores velocidades. Contudo, proporciona uma menor área de cobertura e tem maior dificuldade de atravessar objetos sólidos.

Assim, uma transmissão a 2,4 GHz assegura Internet numa área maior, mas a menor velocidade, enquanto uma transmissão a 5 GHz proporciona velocidades maiores, mas menor alcance.

Se pretender um alcance maior para os seus dispositivos, use 2,4 GHz. Se necessitar de uma velocidade maior e puder sacrificar o alcance, use a frequência de 5 GHz.

Interferências

A frequência de 2,4 GHz é mais suscetível a interferências devido também ao número de outros dispositivos que usam esta faixa de frequências, como routers mais antigos, microondas, dispositivos Bluetooth, equipamentos de monitorização de bebés, comandos de portas de garagem, entre outros. Idealmente, a frequência de 2,4 GHz pode ser usada quando for requerida menor velocidade de acesso, como numa mera navegação na Internet.

A frequência de 5 GHz é preferível se o dispositivo estiver próximo do router/ponto de acesso. É menos suscetível à sobreposição de outros dispositivos, sendo menor o potencial de interferência e proporciona uma ligação Wi-Fi mais rápida. A frequência de 5 GHz é uma opção mais adequada no caso, por exemplo, de jogos online ou streaming de HDTV.

Já testou a velocidade da sua Internet?

NET.mede – Saiba em poucos segundos a quanto navega na Internet

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin