Isolamento térmico garante conforto no frio e no calor

Ultimamente, são cada vez mais as pessoas que optam por adicionar isolamento térmico às suas casas, com o objetivo de tornar a temperatura interior mais confortável e, claro, poupar energia.







O isolamento térmico é a forma, método e materiais que utilizamos para proteger os edifícios da perda ou ganho de calor. É o método que nos permite limitar o calor libertado pela casa no inverno e o calor que entra na casa no verão.

O isolamento térmico pode ser aplicado em paredes, tetos, pavimentos, tubagens de aquecimento e ar condicionado. Com a utilização dos materiais certos podemos ter um isolamento térmico adequado, reduzindo significativamente os custos de aquecimento e de arrefecimento da casa.

Como funciona o isolamento térmico?

Funciona tal como uma garrafa térmica que mantém a bebida quente, criando uma camada isolante entre a bebida e a atmosfera exterior. Os materiais de isolamento conseguem reter ar no seu interior. Dessa forma, como o ar é um pobre condutor de calor, impede que o calor saia de casa.

No inverno e no verão

Normalmente, quando pensamos no isolamento térmico, pensamos nos benefícios que iremos colher durante o inverno. Contudo, ele também tem um desempenho significativo nos meses de verão, dado que impede a entrada de calor no interior da casa através dos materiais utilizados.

As paredes e os telhados absorvem todo o calor durante o dia, resultando num grande aumento da temperatura na casa. Assim, na tentativa de nos arrefecermos, utilizamos o ar condicionado durante muitas horas, consumindo grandes quantidades de energia e dinheiro.

As paredes da casa têm a maior superfície exposta ao calor e ao frio. E é por aí que a maioria do calor escapa. As paredes podem ser isoladas internamente ou externamente, mas também entre a alvenaria, se a construção das paredes for feita com tijolo duplo.

O telhado é exposto ao sol durante todo o dia e, como resultado, recolhe grandes quantidades de calor, que é automaticamente transferido para o interior da casa.

O calor, como deverá saber, sobe. Portanto, o calor escapa ainda mais facilmente pelo telhado do que pelas paredes. A instalação de telhados sustentáveis que melhoram o isolamento térmico é, portanto, uma das formas mais eficazes de poupar energia em edifícios.

O tipo de isolamento e os materiais são muitos e variados e diferem em função da exigência da instalação em particular.

Podemos isolar uma casa anos depois desta ter sido construída?

Sim, pode ser feito posteriormente, por exemplo, numa casa antiga dos anos 60, numa moradia ou num prédio, as paredes podem ser isoladas tanto externamente como internamente. No entanto, o isolamento externo é normalmente o mais adequado.

O isolamento térmico deve ser visto como um investimento. Os custos associados a este investimento são os custos de conceção, fornecimento de material e instalação. Os lucros provêm da enorme poupança de energia.

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin