Literacia financeira: já são conhecidas as escolas vencedoras do projeto “No Poupar Está o Ganho”

literacia financeira
Próxima edição da iniciativa sobre literacia financeira abre inscrições em setembro

Há 11 anos que o “No Poupar Está o Ganho” tem como objetivo promover a literacia financeira em temas como a poupança, a gestão e importância do dinheiro e o consumo responsável. O projeto, que já chegou a 40 mil crianças de 40 municípios, decorre ao longo de cada ano letivo e culmina num Concurso Final anual, cujos vencedores de 2020/2021 são agora conhecidos.

As turmas apresentaram a concurso os seus trabalhos finais, que foram avaliados por nível de ensino. Do pré-escolar ao ensino secundário, o júri selecionou 14 turmas vencedoras, premiando assim o trabalho de cerca de 300 alunos dos distritos de Braga (6 escolas), Porto (6), Viana do Castelo (1) e Vila Real (1).

“Tivemos trabalhos muito diversificados e criativos que nos mostraram que, a par da educação financeira, que é obrigatória nos currículos escolares, este projeto desenvolve um grande sentido de comunidade entre alunos, professores e ainda autarquias e outros parceiros que se envolvem nesta missão de formar cidadãos ativos, informados e conscientes dos seus comportamentos financeiros. Estamos certos de que o impacto do projeto [sobre literacia financeira] na formação destas crianças e jovens leva também a mudanças positivas junto das suas famílias”, adianta Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Entre os 14 vencedores destacou-se, no pré-escolar, a turma JI9 da Escola Básica do Arco de Baúlhe, em Cabeceiras de Basto, que instalou na sua sala um mercado para os alunos simularem compras e vendas. No 1.º ciclo, o 1.º lugar foi atribuído à turma 3.º G da Escola Básica D. Gualdim Pais, em Amares, que se inspirou num produto local para criar o projeto “Laranjão”, que incluiu um jogo online e robótica entre as atividades desenvolvidas. Já no 2.º ciclo, a turma vencedora – 5.º E da Escola Básica do Cerco, no Porto – quis ajudar as famílias portuguesas, criando um guia com 15 estratégias para poupar no regresso às aulas.

A vitória no 3.º ciclo foi para o 7.º F da Escola Básica José dos Anjos, em Valpaços, que criou um vídeo para mostrar como se preenche uma declaração amigável. Também com vídeo, mas de animação, a turma 11.º L da Escola Secundária de Fafe explicou alguns conceitos fundamentais de educação financeira e tornou-se a vencedora do Ensino Secundário.

Próxima edição da iniciativa sobre literacia financeira abre inscrições em setembro

Entre os segundos e terceiros lugares destacaram-se ainda projetos com forte ligação à área digital, como as aplicações “TIM – Time is Money” ou “Financial Pig”, disponíveis para qualquer utilizador descarregar e divertir-se com jogos associados à educação financeira. Também a solidariedade e a sustentabilidade marcaram presença neste “No Poupar Está o Ganho”, com um projeto que convidou os alunos a amealhar para ajudar uma associação solidária e outro que trabalhou a sustentabilidade na restauração, com receitas económicas e com reutilização.

Foram ainda atribuídas três menções honrosas como reconhecimento a projetos sobre literacia financeira, que se destacaram em diferentes áreas.

“O Impacto do COVID-19 no orçamento das Famílias”, trabalho do 3.º A da Escola Básica da Torrinha, foi premiado pela “Criatividade e Relevância” do tema. Na categoria Evidência e Apreensão de Conceitos destacou-se o projeto “Euro Poupança” do 4.º 4SM2, da Escola Básica de São Martinho, em Santo Tirso. Por fim, ao 6.º A do Colégio de São Gonçalo de Amarante foi atribuída a menção honrosa de Replicabilidade, pelo trabalho “Por Conta Própria”.

A partir de setembro, o “No Poupar Está o Ganho”, desenvolvido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, abre novamente inscrições, disponíveis para todos os professores que queiram promover a literacia financeira dos seus estudantes. São fornecidos todos os recursos necessários para que o projeto seja implementado nas escolas, desde a formação dos docentes e planos de aula aos exercícios, jogos e desafios para os alunos, que podem ainda fazer uma visita online ao Museu do Papel Moeda.

LEIA TAMBÉM: Aulas presenciais: 57% dos estudantes do ensino superior preferem-nas

Os professores que pretendam manifestar interesse em inscrever as suas turmas no projeto “No Poupar Está o Ganho” podem desde já preencher este formulário.

Para ver ou rever a cerimónia de entrega de prémios 2020/2021, aceder à 11.ª Edição No Poupar Está o Ganho – Sessão de Apresentação dos Trabalhos Finais 2020/2021

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Joana Monteiro

Silver Lining – Agência de Comunicação

e. [email protected]

t. +351 930 690 126

tlf. +351 22 096 48 05

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin