Livro revela “o 11 de Setembro que ninguém viu”

As consequências dos atentados às Torres Gémeas, em Nova Iorque, nas vidas de sete pessoas de quatro nacionalidades. Essas histórias reais foram reunidas pela jornalista Simone Duarte e estão contadas no livro “O Vento Mudou de Direção, o 11 de Setembro que Ninguém Viu”, que será lançado na próxima terça-feira, 28 de setembro, às 18h30, na Livraria Bertrand – Shopping Cidade do Porto.

“Este livro é sobre as vidas de seis pessoas do Afeganistão, do Iraque e do Paquistão, países que foram arrasados pelas consequências dos atentados às Torres Gémeas. E também sobre a vida de um jordano de origem palestina. Como me resumiu um deles: ‘Os americanos tiveram um 11 de Setembro, nós vivemos o nosso 11 de Setembro até hoje’. Ao longo de 2 anos e meio, entrevistei, acompanhei e reconstituí as suas vidas. Estas são as minhas memórias das memórias deles”, comenta Simone Duarte.

A jornalista brasileira foi a voz dos atentados de 2001 para milhões de pessoas que assistiam à transmissão da TV Globo naquela manhã do dia 11 de setembro, em direto de Nova Iorque, onde era chefe da delegação da emissora. O livro de Simone chega ao mercado quando passam 20 anos sobre os atentados às Torres Gémeas e da invasão do Afeganistão pelos EUA (7 de Outubro).

PERSONAGENS

No exercício da reportagem, a jornalista faz emergir a ponta de um iceberg de histórias que o Ocidente desconhece — mesmo passadas duas décadas do instante em que o vento mudaria de direção. Neste livro, Simone Duarte reabilita a humanidade de algumas das vítimas esquecidas dos “efeitos colaterais” do ataque a Nova Iorque, resgatando as histórias de vida daqueles cujas existências foram estilhaçadas quando o vento mudou de direção e se abateu com fúria sobre as suas casas e o seu quotidiano.

• Um rapaz treinado para ser um bombista suicida

• Um jovem que atravessou oito países para escapar aos talibãs

• Uma afegã em fuga da ocupação americana

• Uma iraquiana com um pai misterioso

• O espião chefe dos serviços secretos paquistaneses

• Uma poeta admiradora de Gabriel García Márquez

• O jornalista a quem Bin Laden dá a última entrevista antes e anunciando os ataques.

“O Vento Mudou de Direcção”, primeiro livro da jornalista Simone Durte, é editado em simultâneo, em Portugal e no Brasil (pela editora Fósforo).

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin