Mágico português Helder Guimarães vence Óscar da Internet para Melhor Experiência Narrativa

magico portugues helder guimaraes
Conquista deste “The Webby” representa o reconhecimento da mestria do mágico português

O mágico português Helder Guimarães acaba de conquistar o Óscar da Internet para «Melhor Experiência Narrativa na Área de Acontecimentos Virtuais» remotos na edição de 2021 dos The Webby Awards.

“É um orgulho enorme e o reconhecimento de todo o trabalho de excelência desenvolvido juntamente com a minha equipa num ano em que nos vimos privados de atuar ao vivo para os nossos fãs e para o público em geral”, salienta o artista luso, a trabalhar em Los Angeles há mais de uma década.

A conquista deste “The Webby” representa o reconhecimento da mestria do mágico português e do trabalho desenvolvido por Helder Guimarães, e pela sua equipa, ao longo do último ano.

O espetáculo “The Present” surgiu como um recurso face à inatividade das salas de espetáculo norte-americanas, na sequência do confinamento, e revelou-se um sucesso, com sessões sucessivamente esgotadas e em poucas horas. A originalidade do espetáculo despertou a atenção e rasgados elogios de alguns dos mais prestigiados jornais norte-americanos, como o Washington Post, New York Times e Los Angeles Times.

Através da plataforma Zoom, e a partir de sua casa, Helder Guimarães levou ao público um show realizado por Frank Marshall, produtor e realizador de Hollywood, já várias vezes nomeado para os Óscares. “The Present” foi inspirado num episódio difícil da sua infância, que o obrigou a ficar em casa, cerca de um mês, devido a um problema de saúde. “Sei bem o quanto foi importante nessa altura ter momentos de lazer e descontração para ultrapassar essa fase”, recorda o mágico português.

Nomes consagrados de Hollywood renderam-se ao espetáculo do mágico português

Numa simbiose de teatro com espetáculos de magia, o ‘The Present’ interagia com os espetadores, a quem era atribuído um papel ativo no espetáculo. “Uma história com uma dinâmica própria do teatro, interligada com magia, desafiando a ideia de que temos de estar no mesmo espaço para partilhar a sensação de um espetáculo ao vivo”, explica o ilusionista.

Entre os vencedores deste ano dos “The Webby Awards”, além de Helder Guimarães, encontram-se nomes como Trevor Noah, Jennifer Gardner, Conan O’Brien, James Corden, Dr. Anthony Fauci, Kevin Bacon, Oprah, Michael J. Fox, Dua Lipa, Kristen Bell, Katy Perry ou Pharrell Williams.

“The Present” foi visto por mais de 14 mil pessoas, muito aclamado pela crítica norte-americana e conquistou ainda inúmeras estrelas de Hollywood, como a atriz Helen Mirren, que venceu um Óscar de Melhor Atriz com a interpretação em ‘The Queen’ (2007), Hugh Jackman, Billy Crystal, Jennifer Gardner, Mel Gibson, J.J. Abrams, Busy Philips, Eric Idle, Henry Winkler, Rian Johnson, Darren Aronofsky, Brie Larson ou Laura Dern.

A atriz Helen Mirren recomendou mesmo este espetáculo, convidando o público a aproveitar a sessão e a oferecê-lo aos amigos. “Eles vão-lhe agradecer por uma hora mágica e comovente preparada por um mestre”, sugeriu a estrela de Hollywood.

O The Webby Awards é o principal prémio internacional que distingue a excelência na Internet. Instituído em 1996 durante a “infância” da Internet, The Webbys é apresentado pela Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais (IADAS) – um corpo de jurados com mais de 2.000 membros. Um ano em que foi batido o recorde de participações com mais de 13.500 submissões oriundas de mais de 70 países.

A Academia é composta por membros executivos – especialistas líderes em Internet, figuras de negócios, visionários e celebridades criativas – e membros associados. O prestigiado jornal New York Times chama-lhe “a maior honra da Internet”. Entre os premiados nas anteriores edições contam-se nomes de instituições como a National Geographic, o Spotify, a Nike ou a NASA, e personalidades como Prince, David Bowie, Adam Sandler, Jesse Williams ou Jerry Seinfeld entre muitos outros.

Sobre Helder Guimarães:

Helder Guimarães nasceu em 1982 em Miragaia, Porto, e tirou o curso de Estudos Teatrais na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).

Em 2004, tornou-se o primeiro português a ganhar o Prémio Ascanio, o mais prestigiado prémio nesta área em Espanha e, em agosto de 2006, com apenas 23 anos, sagrou-se “Campeão Mundial de Magia com Cartas”, em Estocolmo. Tornou-se assim o primeiro mágico português a entrar na lista de Campeões Mundiais de Magia.

Em 2012 integrou a lista de nomeados para o prémio Parlour Magician Of The Year 2011, da Academia de Artes Mágicas de Hollywood, entidade responsável pelo famoso e mítico Magic Castle de Hollywood, feito que repetiria no ano seguinte.

LEIA TAMBÉM: Artes circenses: Portugal avança com competição mundial

Em 2014 foi convidado para atuar na prestigiada plataforma TED, no ano em que a mesma celebrou 30 anos. Helder Guimarães reparte a sua vida entre Los Angeles, onde vive e a percorrer o mundo a apresentar espetáculos, nomeadamente na Austrália, Japão, Coreia, Brasil, Argentina, Chile e vários países europeus.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Helder Robalo

MS Impacto – Comunicação e Assessoria de Imprensa

Telef. 222033028

Fax 222087421

Móveis 962679553 ou 963021181

Endereço eletrónico: [email protected]

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin