Noite Europeia dos Investigadores: atividades de Norte a Sul e para todas as idades

noite europeia de investigadores

Entre observações astronómicas, demonstrações científicas, debates e palestras, a ciência vai invadir Portugal nesta noite de 24 de setembro em mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI).

O consórcio REGGAE, coordenado pela Ciência Viva e que conta com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) como parceiros, é o mais alargado em participação na edição de 2021. A extensa rede de Centros Ciência Viva garante a realização de iniciativas para todos os gostos e idades em Lisboa, no Porto, e um pouco por todo o país. Serão 21 as localidades organizadoras de atividades que se propõem aproximar o público dos cientistas e lançar a discussão e reflexão das temáticas em torno do Pacto Ecológico Europeu.

Uma Noite Europeia dos Investigadores, para miúdos e graúdos…

Os programas são diversificados e permitem a miúdos e graúdos um contacto direto com os investigadores que produzem conhecimento no país, realizar experiências científicas e saber mais sobre como tornar o nosso dia a dia mais sustentável e fazer face às alterações climáticas. O desenvolvimento sustentável é o motor das iniciativas, mas estão também previstas atividades de áreas tão vastas como a astronomia, saúde e tecnologia.

Como habitualmente, as atividades são gratuitas e serão, na sua maioria, presenciais, ainda que algumas delas seja possível também assistir online. Os programas estão disponíveis no site da NEI e algumas das atividades carecem de inscrição.

As atividades promovidas pelo ITQB NOVA resultam de uma parceria com a Câmara Municipal de Oeiras e o Instituto Gulbenkian de Ciência e terão lugar na Marina de Oeiras, um espaço dinâmico que será ponto de encontro entre público e cientistas. Haverá uma limpeza subaquática, uma visita ao Farol do Bugio, passeios em embarcações típicas do Estuário do Tejo, um workshop de ilustração científica, demonstração de experiências científicas, visitas guiadas, entre outras atividades.

As iniciativas da Noite Europeia dos Investigadores no i3S contam com a colaboração da Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). A partir das 18 horas, em frente ao edifício do i3S, no exterior, dezenas de investigadores destes institutos vão demonstrar o que de melhor se faz em Ciência no pólo da Asprela da Universidade do Porto. De sublinhar também a realização de um Peddy Paper (carece de inscrição prévia https://forms.gle/pBzTCv1uSviVxo2SA) que permitirá aos participantes fazer uma viagem pelo conhecimento que permitiu que as vacinas contra o coronavírus fossem produzidas e administradas em tempo recorde.

No Planetário do Porto haverá jogos, uma exposição sobre meteoritos e várias atividades de observação do céu com telescópio. Já na Galeria da Biodiversidade, os participantes poderão conhecer os vários projetos em desenvolvimento nos institutos de investigação da UP, nomeadamente no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO) e no Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM)/ Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A NEI é financiada pela Comissão Europeia no âmbito das Ações Marie Sklodowska-Curie e representa um dos principais eventos culturais a nível nacional e europeu, atraindo milhões de visitantes a cada edição. Tem como propósito dar a conhecer a vida dos cientistas e a investigação que realizam, estimulando a curiosidade e interesse na sociedade e promovendo a carreira científica junto dos mais jovens. O i3S é parceiro no consórcio REGGAE (Researchers for European Green Growth And Education), juntamente com a Ciência Viva (coordenação) e o ITQB Nova, contando com a participação de diversas instituições associadas.

Para mais informações sobre a Noite Europeia de Investigadores:

Luísa Melo

[email protected]

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin