O som da Eurocopa no Spotify

Após 2016, ano em que a Seleção Portuguesa foi muito feliz no campeonato europeu de futebol, o evento regressa em 2021. Pela primeira vez, são anfitriãs do evento dez cidades europeias de diferentes países, e embora a capacidade seja limitada, alguns adeptos detentores de bilhetes conseguirão ter a sorte de acompanhar este magnífico espetáculo in loco, enquanto vários milhões de fãs acompanharão em casa junto da família ou amigos.

Assim que o início do evento se aproximava, o Spotify registrou um aumento de 68% nos streams diários de playlists de futebol, criadas por utilizadores da plataforma, entre janeiro e junho de 2021. Quando adeptos de todas as nações se preparavam para o primeiro jogo da fase de grupos, em Roma, na passada sexta-feira, os dados de escuta do Spotify mostravam que o espírito do futebol continuava a crescer, e também a procura por algumas das músicas e podcasts de futebol mais transmitidos na plataforma.

Entre janeiro e junho de 2021, os utilizadores do Spotify em Portugal revelaram-se verdadeiramente nostálgicos, procurando alguns dos maiores clássicos do futebol. “Seven Nation Army” dos The White Stripes conquista o coração dos lusos no que toca a entrar no mood para o futebol. Em segundo lugar, fica a clássica canção de 1977 “We Are the Champions“dos Queen.

Mas, de volta a 2021: “Vamos com tudo“, o tema oficial da Seleção Nacional para a competição, já se encontra disponível no Spotify de David Carreira. A música, que já conta com mais de 300 mil streams na plataforma, tem Giulia BE, Ludmilla e Preto Show como convidados pelo artista português e pela Federação Portuguesa de Futebol a darem voz a este tema de força a Portugal, atual campeão em título.

 

A música oficial do Campeonato Europeu de Futebol, “We Are The People” de Martin Garrix, Bono e The Edge, conquistou sobretudo os holandeses que, desde maio, estão a baixar o streams. Além deles, também os ouvintes italianos e alemães ficaram rendidos ao tema oficial da competição.

Mas não só com música se constrói o apoio nacional ao desporto rei. Os utilizadores do Spotify em Portugal têm também ouvido alguns podcasts dentro da temática do futebol, sendo que, entre abril e maio deste ano, “Falsos Lentos“, podcast com Carlos Coutinho Vilhena, Diogo Batáguas e Manuel Cardoso domina a lista dos programas nacionais do género.

Dados ao patriotismo, os utilizadores do Spotify têm também alguns hinos nacionais como favoritos. O hino nacional dos países participantes no campeonato europeu mais ouvido no mundo é o “La Marseillaise”, da França. O segundo lugar é ocupado por “God Save The Queen”, da Inglaterra, seguido por “Du gamla, du fria”, da Suécia, em terceiro. “A Portuguesa”, hino nacional de Portugal, ocupa o 13º lugar na lista dos 25 hinos mais ouvidos globalmente no Spotify.

Os 5 temas clássicos do futebol com mais streams em Portugal são:

  1. Seven Nation Army, dos White Stripes
  2. We Are the Champions, dos Queen
  3. Força, de Nelly Furtado
  4. World in Motion, dos New Order
  5. Allez Allez Allez, de Jamie Webster

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin