Participação portuguesa na primeira Cimeira Global da Juventude Generation Connect da UIT

A União Internacional das Telecomunicações organizou, pela primeira vez, a Cimeira Global da Juventude Generation Connect Link externo.https://www.itu.int/generationconnect/generation-connect-youth-summit-2022/, que decorreu em Kigali (Ruanda), de 2 a 4 de junho de 2022.

A cimeira juntou jovens de todo o mundo para discutir formas de ultrapassar desafios e criar políticas de transformação digital sustentáveis e inclusivas, sob o mote “Connect the unconnected” – “Conectar os desconectados digitais”.

Portugal esteve representado por João Pedro Martins que integra o “Europe Youth Group Link externo.https://www.itu.int/generationconnect/generation-connect-europe-youth-group-gc-eur/”, grupo que, desde 2020, tem vindo a debater e a preparar muitos dos tópicos abordados na cimeira. O seu contributo ativo no grupo levou a que fosse um dos selecionados para representar os pontos de vista dos jovens europeus em Kigali.

Da cimeira resultou um documento intitulado “Call to Action: My Digital Future”, apresentado na cerimónia de abertura da Conferência Mundial do Desenvolvimento das Telecomunicações da UIT, que sucedeu a Cimeira da Juventude.

No evento, foram debatidos temas como o papel das organizações não governamentais na proteção dos direitos no digital em países em desenvolvimento, a responsabilização das grandes empresas tech em matéria da privacidade, justiça ou proteção de dados enquanto prioridade nos seus termos de utilização e também o papel legislativo e regulatório das entidades governamentais.

João Pedro Martins considera esta experiência inspiradora, reforçando a sua esperança nas gerações jovens e na sua capacidade de mudar o mundo. Do ponto de vista pessoal, foi o materializar de um longo percurso que, até ali, tinha sido completamente digital, e que expandiu o foco de reflexão para o contexto global.

No rescaldo da cimeira, para além das imensas amizades, perspetivas apreendidas de diferentes realidades de todo o mundo e da emoção de ter conhecido um astronauta da NASA, o desejo de João Pedro Martins é continuar a trabalhar para trazer a discussão para um maior número de jovens em Portugal. Para isso, espera contar com a colaboração da ANACOM, enquanto entidade que representa Portugal na UIT, construindo sobre a relação estabelecida aquando da preparação para a participação na cimeira em Kigali.

 João Pedro Martins na Cimeira Global da Juventude Generation Connect da UIT
João Pedro Martins na Cimeira Global da Juventude Generation Connect da UIT

 Cimeira Global da Juventude Generation Connect da UIT
Cimeira Global da Juventude Generation Connect da UIT


Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin