‘Preços no imobiliário’ | OPINIÃO – *Fernando Dias

Falando de preços por metro quadrado (m2), poderíamos falar de muitos preços diferentes: média nacional, média regional, média por concelho, média por freguesia e muitos outros preços, muitas outras médias.

Em análises macro, estes indicadores são fundamentais para analisar tendências. São válidos e de grande importância para definição de grandes estratégias ao nível dos decisores e das políticas dos sectores da habitação, turismo, emprego e tudo o que podemos imaginar relacionado com o imobiliário, como no caso do crédito hipotecário.

No entanto, estas médias introduzem sempre uma margem de erro que se torna importante quando se trata da nossa casa. Há que saber em cada caso particular quais os critérios mais relevantes para determinação do real valor dum imóvel, do real preço/m2.

Para isso a escala é bem diferente, a escala será o bairro, a rua e até o prédio. Quantas vezes verificamos diferenças superiores a 20% no preço/m2 na mesma rua, se consideramos um dos lados em comparação com outro.

Hoje, apesar das diversas fontes de informação macro, tais como o INE, o Portdata, ou certas meta-search e portais imobiliários, só os profissionais do imobiliários, dedicados, estão em condições de aferir o real valor do imobiliário de habitação (para outro tipo de imóveis a realidade será diferente), rua a rua, porta a porta. No terreno, portanto.

Claro que os peritos avaliadores estão perfeitamente habilitados, mas recorrendo à informação gerada pelas empresas de mediação e sector de desinvestimento da banca.

Quer saber o valor real de mercado da sua casa? Fale com um agente imobiliário credível e com relevância no seu mercado que lhe apresentará o valor adequado para vender com o máximo retorno quase sempre sem custos adicionais.

Em alternativa pode sempre pagar uma avaliação profissional feita por um perito avaliador.

No caso da cidade da Figueira da Foz, a nossa experiência na ERA tem sido de verificar uma subida efectiva do preço/m2, tanto nos valores de venda como de arrendamento.

Sendo eu desfavorável a médias insensatas, abstenho-me de definir um preço/m2 para a cidade ou definir uma taxa de crescimento alargada pois estaria a induzir em erro os proprietários cujo imóvel estivesse fora da mediana.

Ainda assim, qualquer proprietário que pretenda saber o valor real do seu imóvel poderá sempre solicitar-nos uma análise sem custos, dirigindo-se à nossa agência no Largo do Carvão, 16, ou contactando-nos pelo 233408010.

*Fernando Dias, engenheiro civil, ERA Figueira da Foz.

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin