Preparar a chegada de um bebé: 5 dicas a ter em conta

como preparar a chegada de um bebé

Preparar a chegada de um bebé a casa é sempre uma grande aventura. Chupetas, amamentação, fraldas… uma infinidade de mudanças para as quais é necessário preparar-se, tanto a nível emocional como material. Por essa razão, os especialistas da Mifarma by Atida Plus, plataforma de saúde online que procura transformar o panorama atual de saúde e bem-estar, elaboraram uma série de dicas para ter em conta na preparação da chegada de um novo membro à família.

5 dicas para preparar a chegada de um bebé

Cuidado com a higiene!

Preparar a chegada de um bebé deve, antes de mais, fundar-se na consciência plena de que o organismo do recém-nascido é ainda muito vulnerável, particularmente os seus pulmões. Por conseguinte, os pais têm de ter em conta a higiene e a desinfeção para manter o mais pequeno protegido de agentes externos que possam afetá-lo. Lavar as mãos antes e depois de pegar no bebé, por exemplo, é uma boa prática para mantê-lo protegido de agentes externos. Para além disso, ter um esterilizador de chupetas pode ser um grande aliado na luta contra os germes e as bactérias que se podem esconder nos seus recantos. O duccio, em particular, é portátil e extermina 99% das bactérias com raios UV em três minutos, para além de ser simples e bastante intuitivo.

Apostar na cosmética pediátrica

Para cuidar da pele de um bebé é importante estabelecer uma rotina: definir uma hora para o banho, seguir os mesmos passos ao lavá-lo e, claro, utilizar produtos específicos para a sua pele,” comenta Reme Navarro, farmacêutica e Business Strategy Director da Atida para o Sul da Europa.

É aconselhável, portanto, começar a utilizar cosméticos pediátricos, que são especialmente adequados para a pele sensível de um recém-nascido. Por exemplo, champôs espumosos que limpam e preservam o manto ácido da pele graças à sua composição natural; colónias infantis com baixos níveis de álcool e dermatologicamente testadas para a pele sensível do bebé; ou loções hidratantes para acalmar, suavizar e proteger a pele.

LEIA TAMBÉM: Sabe como mudar a fralda a um bebé? Descubra os truques da Weleda

Transformar a mudança de fraldas num ritual de três passos

Na hora de mudar a fralda, há várias dúvidas que nos assaltam quando somos pais: a composição das toalhitas pode afetar o bebé? É necessário pôr-lhe creme? O que faço com as fraldas sujas? Os cuidados de pele do bebé são uma das coisas que mais preocupam os pais e é por isso que é essencial seguir uma rotina de cuidados. Deve certificar-se de que o rabinho do seu bebé está completamente limpo ao mudar a fralda para evitar irritações, desconforto e ajudar a evitar o famoso eczema. “É importante utilizar toalhitas que sejam tão naturais quanto possível. As WaterWipes, por exemplo, são compostas por 99,9% de água e têm uma gota de extrato de fruta,” diz Reme Navarro.

É também muito importante hidratar esta zona com pomadas específicas, que formam uma barreira para proteger a pele e acalmar a vermelhidão e comichão. Para além disso, por conveniência, higiene e a fim de neutralizar os odores, é aconselhável ter um recipiente de fraldas perto da mesa de mudança de fraldas.

Não comprometer o bem-estar da mãe: a amamentação é uma escolha

Preparar a chegada de um bebé amenizando a ansiedade pode passar pela noção de que “amamentar é uma escolha e qualquer decisão será acertada, uma vez que a terá tomado com base no que a mãe e o bebé precisam,” continua Navarro. É essencial que a amamentação seja uma escolha e não um constrangimento. Devemos escolher uma opção que se adeque tanto quanto possível ao nosso estilo de vida.”

Se está grávida e tiver decidido combinar a amamentação com o biberão, é sempre útil contar com biberões com uma tetina que permita ao bebé mamar naturalmente, para que a mudança do peito para o biberão não seja tão abrupta.

Por outro lado, “e ainda que na Mifarma by Atida Plus recomendemos a amamentação”, nunca faz mal ser proativo e ter uma carta na manga. “O leite de complemento pode ser uma boa opção para grávidas que decidam não amamentar, uma vez que oferece às crianças um alimento que contribui para o seu pleno desenvolvimento físico e mental,” esclarece.

LEIA TAMBÉM: Greensense tem o primeiro champô sólido exclusivamente para bebés e crianças

  • O protetor solar: um must também para os bebés

Dar um passeio é essencial para estimular o desenvolvimento do bebé,” continua a farmacêutica. Nesta altura do ano é muito importante escolher roupas mais leves para os pequenos e aplicar um protetor solar especificamente pensado para a sua pele. “Para os bebés, é ideal optar por um protetor solar SPF50+ resistente à água, formulado com ingredientes tais como azeite ou vitamina E, que protegem e cuidam da sua pele delicada”.

A grande aventura” na Mifarma by Atida Plus

Na Mifarma by Atida Plus consideramos essencial apoiar todos os pais e mães que embarcam nesta nova aventura,” comenta Reme. “Por isso, não só procuramos oferecer os melhores produtos e as marcas mais procuradas, mas também um guia e apoio para os pais que vivem esta etapa.”.

Contactos de Imprensa

Inês Barbosa

+351 910 939 846

[email protected]

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin