Primeiro prémio no ecossistema nacional em biotecnologia

Tudo pronto para a entrega do Amyris Innovation BIG Impact Award, um concurso de inovação em biotecnologia organizado pela Associação de Antigos Alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, em parceria com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e a Amyris Bio Products Portugal. O evento acontece no dia 9 de outubro, durante a 3ª edição do Biotechnology Innovation Forum: Think Big in Biotechnology.

Mais de quatro dezenas de submissões de projetos nacionais e internacionais e dez finalistas. São estes os números do primeiro concurso de inovação em biotecnologia Amyris Innovation BIG Impact Award. Ana Leite Oliveira, co-organizadora e docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, refere que “o balanço da participação no concurso é muito positivo”, reiterando a importância cada vez maior que a biotecnologia assume no contexto nacional e internacional.

Já Hugo Choupina, co-organizador e vice-presidente da direção da ALUMNI ESB, reforça “através do Amyris Innovation BIG Impact Award estamos a dar visibilidade e a ajudar projetos de base biotecnológica que podem vir a ter um impacto grande na Sociedade e no Planeta.”

As três equipas com melhor classificação, atribuída por uma Comissão Científica e pelas pessoas que participarem no Fórum no dia 9 de outubro, irão receber um prémio monetário financiado pela Amyris Inc. De referir que o prémio Amyris Innovation BIG

Impact Award nasce da criação de sinergias entre a associação de antigos alunos da Escola Superior de Biotecnologia e a multinacional Amyris Inc.

Na 3ª edição do Biotechnology Innovation Forum: Think Big in Biotechnology, este ano sob o tema “Fostering Smart Innovation Synergies”, a importância da interdisciplinaridade e das sinergias para a Inovação dão o mote para vários painéis com temas relacionados com a Economia, Ética, Direito, Comunicação e Sustentabilidade.

Tiago Cravo Hashiguchi (Health policy analyst na OCDE), Chhavi Chauhan (Director of Journal Continuing Medical Education Program) e John Melo (Amyris Inc CEO), serão os oradores principais de uma Conferência que se irá centrar em quatro grandes temas. “De uma economia saudável a uma economia da saúde” onde se irão discutir novas estratégias que promovam sistemas de saúde mais confiáveis ​​e resilientes, focando as dificuldades evidentes que os sistemas de saúde superaram no decorrer da pandemia de COVID-19.

Outro tema da Conferência é “Lei, Ética e Biotecnologia na IA” que irá debater os dilemas éticos que surgiram com o progresso impulsionado pelos avanços tecnológicos

da inteligência artificial.

“Literacia científica e desinformação na era das redes sociais” abordará a disseminação de desinformação e noções erradas de evidências científicas e as melhores estratégias para combater esse problema crescente na era das redes sociais.

E, por último, mas não menos importante, um painel executivo que discutirá o tema “O Papel da Inovação Aberta no Desenvolvimento Sustentável”, onde se pretende sublinhar a importância máxima da inovação aberta como um veículo para a criação de valor.

A 3ª edição do Biotechnology Innovation Forum: Think Big in Biotechnology será online e irá decorrer a 9 de outubro. Para assistir, basta fazer inscrição gratuita através de formulário online.

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin