Profissão Barista | OPINIÃO – *Rodrigo Araújo

O mercado do café de especialidades está a crescer e, com isso, aumenta também o nível de exigência de seus consumidores, que procuram, cada vez mais, uma experiência gastronómica diferenciada.







É neste cenário que surge a importante figura do barista, que é o profissional especializado na preparação da bebida. É ele o responsável por extrair e servir o café nos estabelecimentos especializados, tirar dúvidas dos clientes sobre a bebida e orientar os iniciados neste verdadeiro universo de aromas e sabores.

Eu diria que o barista está para o café como o sommelier está para o vinho, ou a cerveja. Para oferecer a melhor experiência ao paladar dos clientes, ele precisa conhecer todos os processos da bebida, desde a extração da matéria-prima até as técnicas de preparo. Importante que o profissional também reconheça qualquer fator externo que possa interferir no sabor final.

Algumas pessoas decidem tomar a atividade como profissão. Porém, eu conheço muita gente que fez cursos de barista simplesmente por paixão à arte de preparar um bom café de especialidades e conhecer mais desse universo repleto de possibilidades.

A PROFISSÃO

Para quem pretende se profissionalizar na área, uma informação importante: a especialização de barista não exige formação acadêmica. Ou seja, instituições profissionalizantes e até mesmo conceituadas coffee home oferecem cursos de iniciação à prática de barista.

É claro que, se teu objetivo é ser um bom barista, terás que estudar muito sobre a bebida, desde o cultivo dos grãos, colheita, torra e moagem, até o correto uso dos equipamentos para a extração da bebida. Tudo isso para ter na cartola as melhores estratégias para surpreender o paladar dos clientes.

É importante lembrar que o bom barista precisa estar atento às novidades do mercado, pois, pesquisas científicas sobre o assunto surgem com frequência. Usar essas informações para se aprimorar faz muita diferença no momento de trabalhar harmonizações de grãos para elaborar combinações únicas.

Ficou interessado na Profissão Barista? Então procure um bom curso de formação e entre de cabeça neste fantástico mundo do Bom Café.

Até a próxima semana!

*Rodrigo Araújo é jornalista e entusiasta do café de especialidades.

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin