Qualidade do ambiente de trabalho: existem em Portugal mais de 50 empresas com certificação

qualidade do ambiente de trabalho
Selo reconhece a qualidade do ambiente de trabalho das organizações

Em Portugal existem hoje mais de 50 empresas Certified pelo Great Place to Work Portugal! Este selo reconhece a qualidade do ambiente de trabalho das organizações.

A Certificação resulta da perceção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, na medida que basta as empresas atingirem um Índice de Confiança ou Trust Index (média das 60 afirmações do questionário do GPTW Model) igual ou superior a 65% para obterem esta distinção. A que se associa uma taxa de resposta significativa e o preenchimento do Culture Brief pela empresa (que não demora mais 30 minutos!). É um processo fácil e rápido e o reconhecimento é atribuído imediatamente após a conclusão do inquérito. E todas as empresas com 10 ou mais colaboradores podem ser certificadas.

O questionário feito aos colaboradores assenta nas cinco dimensões do GPTW Model: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. A Certificação é, hoje, o primeiro passo para se tornar num Best Workplacesno mundo. Só uma empresa certificada pode constar da listagem de Best Workplaces.

De diferentes dimensões, desde empresas com 10 colaboradores, a empresas com mais de 1.000, encontram-se representados 15 setores distintos. O IT é o setor predominante das empresas certificadas, com 33%. Estes colaboradores têm orgulho em trabalhar nestas organizações e nas suas conquistas (93%). Sendo, ainda, de salientar que 90% afirma que a sua empresa é um excelente lugar para trabalhar.

Qualidade do ambiente de trabalho irá inspirar muitas empresas a olhar para “dentro”

Para 2022, e com a qualidade do ambiente de trabalho em destaque, o Great Place to Work Portugal acredita que estas organizações irão inspirar muitas outras a olhar para “dentro” e a desenvolver uma experiência de maior qualidade às suas pessoas, com lideranças mais preparadas e um employer branding reforçado pela opinião dos colaboradores.

Dentro desta comunidade de empresas certificadas quanto à sua qualidade do ambiente de trabalho, existem organizações que já usufruíram pelo primeiro ano do novo software Emprising GPTW, ainda em fase beta, que permite uma maior agilidade na recolha e na visualização dos dados sobre o clima organizacional e, também, o desenvolvimento de planos de melhoria, com maior eficácia.

LEIA TAMBÉM: Melhor empresa de recursos humanos: Seresco reeleita como melhor fornecedor em “Outsourcing”

A terminar o ano de 2021, o Great Place to Work Portugal está igualmente a finalizar o seu estudo anual dos Best Workplaces, que além de dar foco a mais empresas com o selo Certified, permitirá conhecer os Melhores Lugares para Trabalhar em 2022, no fim do primeiro trimestre do próximo ano.

Conheça aqui todas as empresas Certified em Portugal.

Sobre o Great Place to Work Portugal:

Há mais de 20 anos a transformar a cultura das organizações em Portugal, o GPTW apresenta três principais áreas de atuação: Consultoria, Formação e Reconhecimento. Recentemente tornou a sua oferta de serviços mais completa e mais próxima das organizações, disponibilizando produtos customizados em função das necessidades/exigências de cada empresa e em ambiente online. Criou uma jornada, para cada empresa, que tem em consideração a maturidade das equipa e grau de necessidade de evolução da cultura organizacional.

Informações adicionais:

Luis Pedro Martins da Costa

Email: [email protected]

Great Place to Work

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin