Qualidades de liderança: 20 aspetos fundamentais

qualidades de liderança

A Adecco Portugal identifica as 20 qualidades de liderança mais comuns que, desejavelmente, um profissional à frente de uma organização e equipas deverá ter. Se é uma pessoa que ambiciona liderar com eficácia e inspirar os outros, é suposto ter sólidas competências técnicas. Mas hoje em dia, não é suficiente: na hora de escolher um líder, são as soft skills que permitem a uma organização diferenciar um bom técnico de um grande líder. 

20 qualidades de liderança fundamentais

1. RESPONSABILIDADE 

É importante que os líderes se responsabilizem a si próprios e às suas equipas pelo trabalho de cada um. A propriedade é uma peça-chave da liderança. Alguém da equipa errou? Procure saber o porquê, rever o processo que conduziu ao erro e evitar que ocorra novamente. Corrigir responsavelmente e aprender faz parte da responsabilidade e essa capacidade é uma das principais qualidades de liderança. 

2. ESCUTA ATIVA  

Os líderes recebem frequentemente feedback dos membros da equipa: percebe realmente o que lhe estão a dizer? Entende o que estão a tentar transmitir, mas que não conseguem expressar objetivamente? Aprenda a fazer as perguntas certas para encontrar informações úteis e objetivas que lhe permita resolver questões e ajudar a sua equipa. 

3. COLABORAÇÃO 

“Se quer ir depressa, vá sozinho; se quer ir longe, leve companhia”, diz o provérbio africano. Muitos líderes precisam de colaborar, dentro e para fora das organizações, através de reportes diretos e claros para evitar confusão de responsabilidades. É fundamental encontrar um objetivo comum no fluxo de comunicação das empresas. 

4. CORAGEM 

Os líderes devem assumir sem receios uma atitude de coragem perante variadíssimas situações, nomeadamente na correção de comportamentos ou tomada de decisões impopulares. 

5. COMUNICAÇÃO 

A comunicação num estilo articulado e positivo cria um caminho claro para o resto da equipa, projeto ou reunião. 

6. EMPATIA 

A empatia está entre as qualidades de liderança com maior impacto. É importante que os líderes compreendam o que as pessoas à sua volta sentem sobre os projetos, decisões, moral, direção e visão da empresa ou equipa. 

7. FLEXIBILIDADE 

Trabalhar com uma equipa de pessoas significa que as tarefas, objetivos e responsabilidades estão em constante ajustamento. Um líder flexível pode ajustar e manter o ADN da equipa num projeto ou durante uma reunião. 

8. FOCO 

Um líder com objetivos claros ajuda as suas equipas a focar-se e a serem eficientes. 

9. MENTALIDADE ABERTA  

Ter objetivos claros significa que os meios e processos para os alcançar podem ter de ser melhorados. Os líderes que têm esta mentalidade aberta, saem-se bem. As circunstâncias mudam frequentemente desde que surge um projeto, desafio ou problema. Os líderes devem ter em conta que a tecnologia pode ter evoluído ou que podem ter surgido questões pessoais no seio da equipa. Se conseguirem manter uma mentalidade aberta e estiverem dispostos a crescer e a adaptar-se, podem geralmente manter o projeto no bom caminho, mesmo que seja necessário fazer ajustamentos. 

10. HUMILDADE 

Os grandes líderes admitem os seus erros e levantam os erros de quem os rodeia. Com clareza e em nome da eficácia dos projetos e objetivos comuns. A humildade é essencial quando se lidera uma equipa. 

11. CRIATIVIDADE 

Os líderes devem ser capazes de desenvolver ideias, filtrar as ideias dos outros, resolver problemas e completar muitas outras tarefas que requerem iniciativa, inovação e criatividade. 

12. PAIXÃO 

As equipas são motivadas para atingir um objetivo comum. O líder de uma equipa deve ser apaixonado pelo objetivo, criando unidade entre a sua equipa para trabalhar em conjunto. 

13. PACIÊNCIA 

Erros per se, erros de comunicação e falhas são inevitáveis. É importante que os líderes sejam pacientes e deem orientações com tranquilidade nestes momentos. 

14. CAPACIDADE DE RESOLVER DE PROBLEMAS 

O desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas permite às equipas ultrapassar os obstáculos com o mínimo de perturbações. Faça parte da solução em vez de se focar no problema. 

15. RESILIÊNCIA 

Os líderes têm a responsabilidade de melhorar as áreas da empresa ou equipa que têm sob a sua gestão. Isto pode significar a criação de novos processos, a contratação de novas pessoas ou a alteração do status quo

16. RESPEITO 

O respeito figura entre as qualidades de liderança com maior impacto numa equipa. Os grandes líderes tratam as suas pessoas com respeito, ganhando em troca o seu respeito: valorizam o feedback e querem ouvir as opiniões dos seus colegas de equipa. 

17. TRANSPARÊNCIA 

Ser aberto e honesto torna o trabalho mais eficiente e agradável. 

18. CONFIANÇA 

A liderança requer saber delegar tarefas nos membros da equipa. A moral coletiva é fomentada e o respeito mútuo cresce quando os líderes confiam nas suas pessoas e delegam tarefas. 

19. AUTOCONSCIÊNCIA 

Muitas pessoas que ascendem à liderança dentro das suas áreas expressam as competências e conhecimentos necessários para um papel particular no seio de uma organização. Ser autoconsciente significa conhecer-se bem a si próprio, as suas competências e fragilidades, o que lhe permite investir com segurança nas áreas em que têm a perfeita noção de que são competentes. E não há problema em não ser um especialista em todas as matérias relacionadas com a sua área de liderança. É para isso que o líder conta com outros especialistas e uma equipa que é suposto ser bem-sucedida no alcance de objetivos comuns. 

20. ‘SEDE’ DE CONHECIMENTO 

Os líderes do futuro são eficazes e inspiradores quando se mantêm informados sobre as tendências no contexto das suas áreas de intervenção.  Esta apetência de conhecimento, é uma das qualidades de liderança com maior potencial para contribuir não só para o aperfeiçoamento das suas competências e objetivos pessoais, como para motivar as pessoas a seguirem o seu exemplo a inspirar a equipa a continuar a aprender.  

Para mais informações

Inês Maia e Silva

967 521 865

[email protected]

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin