Renovação automática do Cartão de Cidadão pode ser acompanhada online

Esta nova funcionalidade está disponível a partir do Portal da Justiça e permite consultar o estado da renovação do Cartão de Cidadão, inserindo no formulário o número do Cartão de Cidadão, o dígito de controlo (o número entre 0 e 9 que está a seguir ao número do cartão) e a data de nascimento.

Os cidadãos podem também confirmar a autenticidade da referência Multibanco que consta na Carta PIN que receberam, antes de efetuarem o pagamento, através do formulário disponível na página confirmar a referência Multibanco da carta PIN.

A renovação automática do Cartão de Cidadão abrange os cidadãos com 25 anos ou mais que têm o cartão prestes a caducar ou caducado desde janeiro de 2020. Sessenta dias antes do fim da validade do documento, é enviada, para a morada, a carta PIN com as instruções para a renovação do Cartão de Cidadão e uma referência Multibanco para pagamento da renovação.

Se o cidadão não precisar de alterar o nome, a assinatura, a fotografia, a morada ou os contactos, deve fazer o pagamento da referência Multibanco no prazo indicado na carta PIN e receberá o novo cartão na morada de casa.

As funcionalidades de consulta do estado da renovação e de confirmação da referência Multibanco, para já, só estão disponíveis para a renovação automática com entrega do cartão de cidadão em casa, não estando disponíveis para os cartões renovados online ou presencialmente.

 

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin