Ringana alinha sustentabilidade como estratégia

“Sempre fomos sustentáveis, mas agora a nossa sustentabilidade tem uma estratégia”. A afirmação é de Andreas Wilfinger, CEO da Ringana, empresa austríaca pioneira do setor dos cosméticos naturais e dos suplementos alimentares. A companhia estabeleceu novos padrões para a campanha de sustentabilidade RE*THINK, criada no ano passado, e voltou aos objetivos globais de desenvolvimento da Organização das  Nações Unidas (ONU), da nova embalagem de fibras fundidas para as Ringana Drinks e da construção do novo Ringana Campus, que é topo de gama.

Para a empresa, os grandes desafios do nosso tempo, como é o caso das alterações climáticas ou da desigualdade social, só podem ser resolvidos coletivamente e a nível global. Assim, a Ringana trabalhou a relação entre o programa RE*THINK e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. Deste modo, a companhia assume a responsabilidade global que é necessária para um futuro sustentável.

Os ODS e os objetivos climáticos de Paris indicam claramente como se deve lidar com as emissões.

No primeiro passo, trata-se de aumentar a pegada de gás carbônico (CO2), reduzir e compensar sempre o restante com projetos de proteção climática. A este propósito, a empresa apoia um projeto de proteção florestal em Portel/Brasil que transfere os direitos territoriais para a comunidade local, permitindo-lhe assim proteger a sua propriedade contra queimadas, etc. Além disso, aqueles direitos servem de base para um rendimento autodeterminado. Em colaboração com a Climate Partner, este projeto de proteção climática permitiu que toda a exploração, incluindo todos os produtos fabricados na Ringana, passasse a ser climaticamente neutra.

No domínio social, a Ringana apoia vários projetos a longo prazo, tais como, um apadrinhamento de uma casa na SOS Kinderdorf (Aldeia das Crianças SOS) Pinkafeld e o apoio financeiro à Lebenshilfe Harberg em diferentes áreas.

“Além disso, iniciámos uma ofensiva de estagiários para dar uma oportunidade de formação importante aos jovens”, afirma a cofundadora Ulla Wannemacher.

RINGANA DRINKS

A embalagem de fibras fundidas para as Ringana Drinks é produzida a partir de cartão usado 100% reciclado e de fibras renováveis. Além disso, é 100% reciclável e biodegradável. Deste modo, a pegada ecológica é otimizada no processo de produção.

A Ringana leva os seus cartões usados ao fabricante de embalagens que os processa, transformando em fibras fundidas e reduzindo os resíduos a zero. De seguida, são trazidas novamente pelos camiões da Ringana que circulam naquela direção para entregar mercadoria e regressam ao armazém.

RINGANA CAMPUS

“O estabelecimento do nosso novo Ringana Campus, em St. Johann, permitiu-nos voltar a acrescentar muitas peças novas ao mosaico de sustentabilidade da RINGANA”, revela o CEO Andreas Wilfinger.

Em termos de produção de energia, este distingue-se particularmente pela presença de sistemas fotovoltaicos em todos os telhados. Estes sistemas alimentam os sistemas funcionais de aquecimento e de arrefecimento ou as unidades de produção através de bombas de calor altamente modernas.

SOBRE A RINGANA

 

A Ringana é uma empresa austríaca pioneira do setor dos cosméticos naturais e dos suplementos alimentares e foi fundada em 1996. Entretanto, a RINGANA emprega mais de 500 colaboradores e em 2020 alcançou um volume de negócios líquido de 160 milhões de euros.

 

Os pilares do sucesso são: frescura, sustentabilidade e o carácter natural dos elementos. Os produtos são veganos, livres de testes em animais e não contêm quaisquer aditivos ou conservantes sintéticos. Os produtos são fabricados na unidade de produtos frescos da Ringana, em Hartberg (Áustria), cidade da região da Estíria. São enviados diretamente dessa localidade para a clientela internacional.

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin