Trabalhar em casa: três ideias para um escritório a sério…

trabalhar em casa
Escolha itens ergonómicos e eficientes, de modo a facilitar a sua rotina profissional, se está a trabalhar em casa

Se houve algo que a pandemia nos trouxe foi uma maior abertura e flexibilidade das empresas face à realidade do trabalho remoto. Mesmo agora, com a vacina e com a possibilidade de poder voltar a trabalhar no escritório, muitos estudos têm revelado que a maioria dos funcionários parece preferir continuar a trabalhar em casa. Igualmente interessante é ver que muitas empresas começam também a reagir nesse sentido, dando essa opção aos seus colaboradores. 

Por tudo isto, já não basta montar o escritório num canto da mesa de jantar. Chegou a hora de criar um escritório sério em sua casa! A pensar nisso, partilhamos consigo três acessórios essenciais para trabalhar em casa. Mais do que olhar para a estética, escolhemos itens ergonómicos e eficientes, de modo a facilitar a sua rotina profissional, estimular a sua produtividade e, também, a pensar na sua saúde e bem-estar.

Trabalhar em casa pede uma… cadeira de escritório perfeita

Escolher a cadeira para trabalhar deverá ser prioritário. Hoje em dia, já é possível encontrar cadeiras ergonómicas que são também muito elegantes. Nesse sentido, aconselhamos-lhe a dar uma vista de olhos na gama de cadeiras da cadeiraspro.pt.

Opte por uma cadeira ajustável, quer na zona dos braços, quer no encosto; de modo a que melhor se adapte ao seu corpo.

LEIA TAMBÉM: Teletrabalho em Portugal: apresentação de estudo sobre perceções de chefias e trabalhadores face à pandemia

Verá que de imediato notará a diferença e, sobretudo a longo prazo, será um investimento que vai acabar por fazer toda a diferença.

Mesa de trabalho ajustável é melhor

Uma secretária é, sem dúvida, essencial para trabalhar em casa. Não vamos aqui discorrer sobre os melhores materiais ou tamanhos, isso deixamos ao seu critério. Contudo, aconselhamos-lhe a investir numa mesa ajustável. Desse modo, pode ir variando entre trabalhar de pé ou sentado.

E se é muito alto – ou muito baixo – verá que as mesas de trabalho padrão nem sempre apresentarão um tamanho conveniente para si.

LEIA TAMBÉM: Teletrabalho: como trabalhar em casa com filhos

No caso do seu escritório/espaço de trabalho ter pouca arrumação, aconselhamos-lhe a optar por mesas com gavetas, pois são sempre um extra de organização muito bem-vindo. 

Iluminação adequada para trabalhar em casa

Igualmente importante para quem tem de trabalhar em casa é apostar numa boa iluminação. Quando se passa tanto tempo em frente do computador, ou debruçado sobre papéis, os olhos tendem a ficar cansados e a sofrer sequelas devido à constante exposição. Além de uma questão de saúde, verá também como trabalhar com a iluminação certa contribuirá para o aumento da sua produtividade.

Por essa razão, sempre que possível, use e abuse da luz natural

Quanto à luz elétrica, opte por uma iluminação homogénea do espaço e, nas áreas onde trabalha mais, como junto da mesa ou do ecrã, coloque focos de luz indireta.

Quanto ao tipo de luz, junto do computador, opte antes por uma iluminação de tons mais quentes. Já para quem escreve, desenha ou lê, o melhor será uma luz mais fria, pois permite um maior contraste e desgasta menos os olhos.

LEIA TAMBÉM: Teletrabalho: estudo revela que empresas podem perder talentos se não estiverem preparadas

Também lhe aconselhamos a usar lâmpadas LED, pois como libertam menos calor, aquecem menos e não afetam tanto o conforto térmico do ambiente. Além disso, verá na fatura da eletricidade que, a longo prazo, este investimento acabará por compensar.

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin