TRANSTECH vai aplicar 326 mil euros na evolução tecnológica de empresas do norte, centro e Alentejo

transtech
Todas as iniciativas do projeto podem ser acompanhadas no website oficial TRANSTECH

Arrancou há dias o projeto TRANSTECH, dinamizado pela TecParques e pela Portuspark, duas entidades das quais o TECMAIA é associado. A iniciativa tem como objetivo dinamizar, na Região Norte, Centro e Alentejo, um conjunto de ações que visam a inovação, a transformação digital e a integração em cadeias de valor globais das empresas portuguesas. Desta forma, pretende-se fomentar a competitividade e a produtividade, disponibilizando o conhecimento e a tecnologia existentes nos parques de Ciência e Tecnologia.

As pequenas e médias empresas (PME) são o público-alvo deste novo programa de qualificação tecnológica a desenvolver até setembro de 2022 para ajudar à inovação e ao desenvolvimento de diferentes fileiras da economia. Agroalimentar, Automóvel, Aeronáutica, Energia e Descarbonização são áreas-chave do projeto, pelo seu potencial de impacto e capacidade de influência no restante ecossistema económico e industrial português.

O TRANSTECH conta com um orçamento de 326.000 euros, financiado em 85% pelo COMPETE 2020 – Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização e irá prolongar-se até setembro de 2022, tendo já em curso a elaboração de um diagnóstico estratégico à economia das regiões Norte, Centro e Alentejo, para apurar a realidade das suas empresas, serviços, produtos, fatores de diferenciação, áreas de conhecimento, entidades de transferência de tecnologia e centros de Investigação.

TRANSTECH com workshops estratégicos e temáticos em curso

Em curso está já uma série de workshops estratégicos e temáticos em domínios prioritários para a evolução das PME, com base nas boas práticas de setores prioritários e com grande potencial de influência, entre os quais o Agroalimentar, Automóvel, Aeronáutica e Energia.

Tendo em conta a dimensão e objetivos do projeto, o TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia associa-se como um dos parques promotores e inclusivos desta dinâmica que pretende impulsionar as empresas e os profissionais.

LEIA TAMBÉM: Reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos é aposta do Município da Maia

Todas as iniciativas do projeto podem ser acompanhadas no website oficial TRANSTECH, ou no espaço “Agenda” da casa digital do TECMAIA.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Olga Cruz

Assessoria de Imprensa

Tl. 910944476

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin