Vídeo marketing: o estado da arte e as tendências para os próximos tempos

video marketing
O vídeo marketing será cada vez mais crítico para todas as marcas, doravante

Mais um ano de distanciamento social em 2021 tornou o vídeo mais popular que nunca e os especialistas preveem que, em média, uma pessoa consumirá 100 minutos de vídeo online por dia e que esse número aumente nos próximos anos. Se ainda não incorporou a produção de vídeos em sua estratégia de marketing digital, saiba que chegou a hora de embarcar! Para aproveitar da melhor forma todas as coisas incríveis que o vídeo marketing consegue oferecer.

Se sua marca já está a criar vídeos como parte de seu planeamento de marketing, então, ótimo! Isso significa que saiu à frente no jogo. Mas a partida não acaba nunca, daí ser fundamental estar sempre por dentro das tendências e um passo adiante dos seus concorrentes.

Note, de antemão, que o marketing de vídeo deve ser usado junto a outros processos essenciais de marketing digital – para garantir o aumento do envolvimento do utilizador, para que a sua audiência o siga comunicacionalmente e, claro, a sua receita cresça em 2021.

Este artigo, pretende, por isso, atualizá-lo sobre as melhores tendências reais de vídeo marketing em 2021. Porque, com elas, vai poder saber se está no caminho certo ou se precisará corrigir algum erro de rota, rumo ao sucesso da sua marca.

Os atuais números de vídeo marketing são expressivos

Segundo uma pesquisa da Wyzowl, 86% das empresas usam o vídeo como um ferramenta de marketing e 93% dos profissionais de marketing que usam vídeo dizem que ele é uma parte importante da sua estratégia.

Outro dado importante citado pela pesquisa mostra que o número de empresas que usam vídeos como ferramenta de marketing aumentou 41% desde 2016.

Mais: 74% dos utilizadores de Internet dizem que a pandemia os tornou mais propensos a assistir vídeos. E 94% dos profissionais de marketing de vídeo afirmam que o vídeo tem ajudado a aumentar a compreensão dos consumidores sobre o produto ou serviço que representam.

LEIA TAMBÉM: Experiência do cliente: “startup” brasileira revoluciona com tecnologia de marketing inovadora e conquista ex-alunos de Harvard

Só a estatística, por si só, é suficiente para convencer qualquer um sobre a importância dos vídeos.

Mas o que é exatamente o marketing de vídeo?

Como o próprio nome sugere, o vídeo marketing envolve o marketing de uma marca, produto ou serviço por meio de publicidade em vídeo. Ele é parte de uma estratégia geral de marketing digital.

Existem muitas maneiras de incorporar o marketing de vídeo numa estratégia de marketing digital. Alguns tipos populares de vídeos que os profissionais de marketing digital integram incluem:

  • Vídeos de produtos;
  • Vídeos explicativos;
  • Vídeos promocionais;
  • Depoimentos de clientes;
  • Vídeos de bastidores;
  • Transmissões ao vivo de eventos e lançamentos de produtos;
  • Campanhas publicitárias em vídeo;
  • Vídeos institucionais para fortalecer a imagem da marca;
  • Vídeos educacionais como parte do seu plano de marketing de conteúdo, entre outras possibilidades de uso de vídeos.

Na verdade, não há limite para os tipos de vídeos que podem ser criados para as marcas. E a criatividade e a inovação podem ajudá-lo a destacar-se na multidão.

LEIA TAMBÉM: Marketing de conteúdo, o que é e como se aplica?

Se é novo na área do vídeo marketing, não entre em pânico! Seguindo algumas etapas simples, que explicaremos a seguir, sentir-se-á apto a desenvolver uma estratégia que o ajudará a obter mais tráfego para seu website e a aumentar a sua receita geral. Experimente!

As melhores tendências reais de vídeo marketing em 2021

O que se observa neste último ano é o grande incentivo ao envolvimento do utilizador e isso pode ser usado em qualquer setor. Implemente-os na sua estratégia de marketing de vídeo em 2021,com o intuito de aumentar o envolvimento do público e incentivar mais pessoas a interagirem com o seu website.

Crie mensagens de vídeo personalizadas

À medida que mais pessoas se sentem confortáveis ​​com as videoconferências, as marcas começam a criar experiências de conversação mais personalizadas através do vídeo. Essas mensagens fazem o utilizador sentir que estão a falar diretamente com ele, como se estivesse numa teleconferência.

Algumas marcas estão a usar vídeos pré-gravados para simular uma interação pessoal, enquanto outras estão começando a conversar ao vivo, usando o vídeo.

LEIA TAMBÉM: Brindes publicitários: Gift Campaign desembarca em Portugal para revolucionar o setor

Para começar nesse tipo de vídeo é, contudo, preciso contar com uma boa ferramenta de edição de vídeos online, como, por exemplo, o Fastreel Video Maker, da Movavi. Com ele nem é preciso baixar imagens, visto que o recurso faz tudo online: cria transições, insere música, edita imagens, etc..

Publique vídeos longos

Enquanto os vídeos curtos e atraentes continuam a dominar os feeds de notícias das redes sociais, os vídeos mais longos também estão em ascensão.

Um estudo recente descobriu que vídeos com mais de 15 minutos têm maior envolvimento do que vídeos curtos. No entanto, eles representam apenas uma pequena fração de todos os vídeos online (cerca de 8%).

O truque para fazer um vídeo longo de qualidade é ter uma história específica e atraente para contar. E deve se apostar-se na qualidade da produção.

LEIA TAMBÉM: Como fazer um press release… e escalar a sua comunicação global

Use um editor de vídeo online, como Fastreel Video Maker, Adobe Premiere ou Final Cut Pro para transformar o seu vídeo num filme de aparência profissional, que manterá o público envolvido por 15 minutos ou mais.

Eduque o seu público

As pessoas estão pesquisando conteúdo educacional online a um ritmo mais rápido do que nunca. Um estudo recente concluiu que 68% dos consumidores assistem a vídeos online para aprender como fazer algo ou aprender mais sobre um determinado produto ou serviço.

Esse número é maior do que a percentagem combinada de pessoas que aprendem por meio de eBooks, manuais, infográficos e artigos combinados.

Tenha em mente, no entanto, que um vídeo educacional não deve ser entediante. O segredo é encontrar maneiras inovadoras de informar a sua audiência, com o objetivo de mantê-lo envolvido e incentivá-lo a assistir mais vídeos.

LEIA TAMBÉM: Otimização para motores de busca: o SEO é o limite!

Webinars que educam o sobre o seu produto ou serviço são outra forma de tendência de vídeo projetada para envolver o público.

Use todos os canais de vídeo marketing

Nos últimos anos surgiram muitas opções de qualidade, principalmente quando as redes sociais mais importantes resolveram colocar o seu foco nos vídeos. É interessante lembrar que não é preciso escolher só uma delas – pode compartilhar os seus vídeos em várias redes ao mesmo tempo:

  • Youtube;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • Blogs;
  • Instagram;
  • LinkedIn.

Crie histórias usando vídeo vertical

As histórias do Instagram, Facebook e TikTok estão na moda, agora. Vídeos verticais funcionam melhor para esses formatos. Eles são fáceis para os espectadores assistirem e deslizarem.

Uma boa estratégia é usar pessoas reais em vídeos verticais, como influenciadores, para criar uma experiência autêntica para os espetadores. Compartilhe-os em canais para maximizar a exposição da sua marca.

Por tudo isto, invista nos vídeos!

O vídeo marketing será crítico para todas as marcas em 2021. As tendências emergentes acima estão centradas no aumento do envolvimento do público, por meio de uma interação aprimorada e experiência do usuário.

LEIA TAMBÉM: Insights de Comunicação é o primeiro livro de Carla Guedes

E não precisa de investir em tecnologia de ponta para implementar uma estratégia de marketing de vídeo. Adicione algumas ferramentas de edição ao seu kit e aumente drasticamente os seus esforços de marketing digital para que possa construir o seu público e direcionar mais tráfego para seu website. Tudo isso trará, com o tempo, um ótimo retorno de público e credibilidade.

Partilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin